quinta-feira, 7 de julho de 2011

Moody's baixa 'rating' a Sintra: REACÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Comunicado: "O município de Sintra entendeu suspender as suas relações contratuais com a Agência de Rating Moody’s por entender que o serviço prestado por esta entidade pode vir a ser prejudicial para o bom nome do Município junto dos mercados financeiros nacionais e internacionais.

"Os outlooks da Câmara de Sintra apresentam boa saúde das suas finanças. A frase é da própria Moddy’s e consta nos relatórios por ela publicados ao longo dos últimos anos. Por isso, é inaceitável e injustificável este corte no rating de Sintra", considera Ana Duarte, Vereadora das finanças do município de Sintra.

Entende este Município que a relação estabelecida com a Moody’s ao longo dos últimos 7 anos deixa de justificar-se, dado que os benefícios daí resultantes passaram a ser inferiores aos encargos anuais suportados, constatando que tem vindo a sofrer uma degradação injustificável da sua classificação de rating, que está a ser indexada às revisões efectuadas à dívida soberana da República Portuguesa - apesar dos outlooks publicados referirem a boa saúde das finanças da autarquia - o que pode vir a traduzir-se num agravamento das condições financeiras no recurso a financiamentos bancários.

Por outro lado, seguindo uma política de redução de custos e de contenção orçamental, considera esta autarquia que se torna importante expurgar do orçamento municipal quaisquer despesas que não representem aumentos significativos de economia, eficiência e eficácia, o que, no momento actual, é o caso do contrato assinado com a Moody’s.

Assim, entende o município de Sintra que as motivações que estiveram subjacentes à adopção da avaliação de rating por uma agência internacional de referência como a Moody’s deixaram de se justificar, pelo que opta por suspender o contrato existente, prescindindo, a partir desta data, das notações de risco desenvolvidas por aquela entidade para efeitos de recurso aos mercados financeiros."

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.