quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Bloco questiona criação de taxas de estacionamento na Estação de Meleças

Comunicado do BE Sintra: "O Bloco de Esquerda pediu explicações à Câmara de Sintra sobre a criação de uma taxa de utilização no parque de estacionamento da estação CP de Meleças e no último parque de livre acesso da estação de livre acesso da estação de Rio de Mouro.

A taxa foi anunciada no final de 2010 e decorre da passagem da gestão destes espaços da esfera da REFER para a autarquia, através da Empresa Municipal de Estacionamento de Sintra (EMES), tendo motivado indignação de diversos utilizadores daqueles espaços.

Esta mudança de gestão tem aspectos positivos, pois poderá permitir à autarquia uma maior intervenção na gestão do trânsito e do parqueamento em zonas de muita procura. No entanto, a EMES parece pôr o lucro à frente destas vantagens.

As novas taxas vêm agravar as condições de vida de uma população sobrecarregada com as políticas de austeridade e, no caso particular dos utentes da CP, com o brutal aumento dos títulos de transporte e redução da oferta de comboios.

As taxas cobradas em parques de outras estações do município, construídos com dinheiro público, sempre foram um entrave a uma maior utilização destes equipamentos. A anunciada redução destes tarifários é insuficiente para responder ao agravamento da crise ou para estimular uma política de mobilidade sustentável.

No pedido de esclarecimentos, enviado através da Assembleia Municipal, o Bloco pretende conhecer os termos do acordo firmado com a REFER e saber da disponibilidade da Autarquia para permitir parqueamento gratuito para portadores de título de transporte."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.