segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Parques de Sintra adquire Quinta da Amizade para acesso ao Castelo dos Mouros

A Parques de Sintra – Monte da Lua adquiriu à Câmara de Sintra, nos finais de 2011, a Quinta da Amizade, propriedade do município desde 2004, que inclui a Vila Sassetti e duas casas de guarda. O objetivo é estabelecer mais um percurso pedestre desde o centro histórico da Vila de Sintra até ao Castelo dos Mouros. A Quinta é já um verdadeiro caminho, pois é uma longa e íngreme faixa de terreno, que vai desde o Largo do Victor até ao sopé rochoso do Castelo.

Insere-se no conjunto de caminhos que a empresa vem preparando para que os visitantes dos dois mais frequentados monumentos geridos pela Parques de Sintra – o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros – os possam alcançar a pé, sem terem que conviver, sobretudo na época alta, com carros e autocarros ao longo da Rampa da Pena.

Para isso, a Parques de Sintra, após trabalhos de limpeza e recuperação da Quinta da Amizade, irá abrir este espaço à passagem de peões, instalando na Vila Sassetti um local de descanso, visita e restauração. A Vila Sassetti, construída entre 1890 e 1894, é um chalet cujo projeto, Victor Carlos Sassetti, que foi dono dos famosos Hotéis Bragança (Lisboa), e Victor (Sintra), encomendou ao seu amigo arquiteto Luigi Manini, mais tarde autor da Quinta da Regaleira e do Palácio, hoje hotel, do Buçaco. A Vila chegou a ser, mais tarde, arrendada a Calouste Gulbenkian.

O "castelejo de estilo Lombardo" encontra-se num local sobranceiro à Vila de Sintra, - um verdadeiro miradouro - de estética romântica e oferecendo a sensação intimista de refúgio para família e amigos. Será objecto de restauro, estando previsto abrir o caminho e a Vila Sassetti ao público já no próximo Verão. [Fonte: PSML]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.