quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Oito praias de Sintra nomeadas no concurso das "7 Maravilhas - Praias de Portugal"

O concelho de Sintra concorre com oito praias à eleição das "7 Maravilhas - Praias de Portugal", mais uma iniciativa da empresa New Seven Wonders Portugal, desta vez para "promover as praias nacionais, de forma a preservar a sua beleza e unicidade". As praias de Sintra estão entre as 295 nomeadas que foram escolhidas por um conselho científico entre as 327 candidaturas.

Além das cinco zonas balneares: Maçãs (urbana), Grande (uso desportivo), Adraga, Magoito e São Julião (arribas), vão a concurso três praias selvagens: Ursa, Samarra e Vigia. A próxima etapa é o anúncio das 70 praias pré-finalistas, a 27 de Fevereiro, escolhidas por um painel de 70 especialistas que inclui surfistas, ambientalistas, jornalistas e cientistas, entre outros.

Em causa estarão critérios como a beleza das praias, a qualidade da água e limpeza, o estado de conservação dos sistemas naturais, os serviços prestados aos utentes e a preservação da identidade local. Serão escolhidas 10 em cada uma das sete categorias: praias de rios, de albufeiras e lagoas, urbanas, de arribas, de dunas, selvagens e de uso desportivo.

Posteriormente, um painel de "21 personalidades notáveis" irá escolher a lista das 21 finalistas (três em cada categoria) que serão reveladas 7 de Maio. Nesse dia tem início a votação pública, devendo os resultados ser anunciados quatro meses depois, a 8 de Setembro, numa cerimónia em Tróia.

Não é a primeira vez que Sintra participa em concursos do género. Em 2007, o Palácio da Pena foi eleito uma das "7 Maravilhas de Portugal". Mais tarde, em 2010, a Paisagem Cultural de Sintra foi uma das 21 finalistas na eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal". Apesar dos 40 mil euros que a participação custou à Câmara, Sintra acabou por perder na categoria de florestas e matas para a Floresta Laurissilva da Madeira.

© Luís Galrão/TudosobreSintra

Nota: estranhamente, a Câmara está a divulgar que Sintra concorre apenas com sete praias, deixando de fora a Praia da Ursa. No entanto, o nome desta praia da freguesia de Colares faz parte da lista de 295 nomeadas (ver PDF), conforme divulgado pelo Tudo sobre Sintra.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.