segunda-feira, 26 de março de 2012

Agência Municipal de Energia promove uso eficiente de electrodomésticos

A Agência Municipal de Energia de Sintra está a participar no ECOSAVE, um projecto liderado pela Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no qual participam outras agências, a Quercus e a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal. A iniciativa pretende analisar o real impacto da utilização dos electrodomésticos no consumo de energia e sensibilizar para uma correta utilização.

"Os electrodomésticos são responsáveis por 32% do consumo de energia numa habitação pelo que é necessário perceber até que ponto a eficiência garantida pela tecnologia é diminuída pelos hábitos incorrectos. Não basta adquirir aparelhos mais eficientes, é necessário ensinar os utilizadores a adoptar novos hábitos comportamentais de modo a tirar partido dos electrodomésticos que possuem e desta forma potenciar a poupança de energia.

Frigorífico, combinado, arca congeladora, forno, máquina de lavar e secar roupa, e máquina de lavar loiça: todos estes electrodomésticos foram submetidos a um conjunto de ensaios, de forma a simular o efeito que as más práticas na utilização, tais como a abertura repetida da porta do frigorífico ou o fecho desta de forma brusca. A partir dos resultados obtidos, foi possível construir um simulador e preparar um guia informativo. O simulador encontra-se disponível ao público na Internet, em www.ecosave.org.pt."

O Guia será distribuído gratuitamente em várias lojas de electrodomésticos que aceitaram colaborar com o projecto, bem como em alguns locais públicos como juntas de freguesia e bibliotecas situadas nos concelhos abrangidos pelos parceiros do ECOSAVE, entre os quais Sintra. [Fonte: Câmara de Sintra]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.