sexta-feira, 13 de abril de 2012

Base Aérea de Sintra pode vir a receber mais de 300 voos por semana


A eventual abertura da Base Aérea de Sintra à aviação civil, nomeadamente às companhias aéreas de baixo custo ('low cost'), poderá significar o sobrevoo dos céus do concelho por mais de 300 aviões por semana, contas feitas apenas às aeronaves da easyJet. A escolha entre Sintra, Montijo e Alcochete, entre outras soluções que foram analisadas, deverá ser anunciada pelo Governo em Maio, não estando excluída a hipótese de partilha da futura infraestrutura com outras empresas 'low cost' como a Ryanair.

A concretizar-se a mudança, e de acordo com os horários da easyJet, os dias da semana com mais movimento serão os domingos, com 47 voos, e as quintas-feiras, com 43, enquanto os dias com menos chegadas e partidas serão as sextas-feiras, com apenas 33, números que não incluem os voos de reforço das épocas altas. Quanto aos horários, às segundas, quartas, sextas e domingos, as partidas começam às 6h25 da manhã, enquanto nas chegadas os voos mais tardios aterram às 23h05 das terças, quintas e sextas-feiras.

Segundo a empresa, a easyJet é a segunda companhia em Portugal em número de passageiros transportados, com cerca de quatro milhões, metade dos quais através de Lisboa (a easyJet opera ainda a partir do Porto, Faro e Funchal). Na futura base de Lisboa deverão ser disponibilizadas 21 rotas para outros países europeus, mais cinco do que os actuais 16 destinos.

A Base Aérea de Sintra está localizada na Granja do Marquês, entre as freguesias de Pêro Pinheiro e de Algueirão-Mem Martins, e é operada pela Força Aérea Portuguesa desde 1920. Além da Esquadra 101 “Roncos”, composta por aeronaves de instrução de pilotagem, a Base alberga a Academia da Força Aérea e o Museu do Ar.

© Luís Galrão/TudosobreSintra

Notícias relacionadas:
'Sintra e Montijo disputam aeroporto low cost'
'Sintra: aeroporto low cost pode prejudicar qualidade de vida'
'Voos civis na BA1 provocam apreensão'
[mais notícias sobre a Base Aérea de Sintra]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.