sexta-feira, 25 de maio de 2012

Prova de Free Ride na Praia Grande não afectará qualidade da água

As quatro dezenas de motos de água e de jet ski que podem ser visitas na Praia Grande de hoje até domingo, na oitava edição do Campeonato Mundial de Free Ride, não deverão afectar a qualidade da água. A garantia é dada pela organização e pelas autoridades marítimas. "Não é de esperar que devido ao evento seja necessário adiar a abertura da época balnear", prevista para 1 de Junho, afirma o capitão-tenente Dario Moreira.

Segundo o responsável pela Capitania do Porto de Cascais, "a organização impôs a si própria e aos participantes a obrigatoriedade do uso de combustíveis e lubrificantes 'amigos do ambiente' ou seja, com características menos poluentes que os combustíveis e lubrificantes habituais, contribuindo para mitigar eventuais riscos associados a provas desta natureza". Além disso, é condição para o licenciamento que a organização "devolva a área ocupada em condições de limpeza que possam permitir a continuação do seu usufruto", pelo que o evento será fiscalizado pela Polícia Marítima.

Por seu lado, a organização assegura que "não existe risco de poluição que afecte a qualidade da água ou o ambiente". "Além de serem motores muito modernos e com um muito baixo índice de poluição, funcionam apenas com gasolina sem chumbo e, pelo regulamento da competição, são obrigados a utilizar óleos biodegradáveis sob pena de exclusão", explica Luís Centeno Fragoso. O vice presidente da Federação Portuguesa de Jet Ski destaca que o evento é "prestigiante para o país" e importante para a economia regional. "É uma excelente jornada de divulgação da zona uma vez que vêm atletas dos vários países da Europa, África do Sul, Austrália, Brasil e Estados Unidos, os quais vão ocupar as unidades hoteleiras da zona e observar as belezas de Sintra".

Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícia relacionada:
Praia Grande vai receber "os 40 melhores" em Campeonato Mundial de Free Ride

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.