terça-feira, 12 de junho de 2012

'Ciência, Ambiente e Solidariedade de mãos dadas no Colégio Vasco da Gama'

No dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, decorram no Colégio Vasco da Gama inúmeras atividades no âmbito das temáticas ciência e ambiente. Foi um dia diferente para todos, que esperamos voltar a repetir no próximo ano, com um pouco menos de vento...

Os alunos tiveram oportunidade de "conduzir" num circuito orientado de trânsito, onde receberam instruções da Escola Segura, na pessoa do chefe Abelheiro e da coordenadora Isabel. Também alguns alunos assistiram a uma sessão sobre os morcegos, o seu habitat, as suas caracteristicas, etc, actividade inserida no Ano Internacional do Morcego e dada pelo Dr. Gabriel, investigador da Quinta da Regaleira.

Os mais pequenos receberam informações da ERP, na pessoa da Dra. Filipa Moita, do projecto Geração Depositrão, onde puderam mexer e ver como são constituídos os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) em fim de vida e o quanto é importante a sua reciclagem. A empresa TratoLixo também se deslolou ao colégio com o objectivo de sensibilizar os alunos para a problemática dos resíduos. Professores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa divulgaram a ciência, fazendo experiências com os mais novas. A manhã terminou com uma limpeza ao colégio feita pelos alunos finalistas.

Da parte da tarde, fizeram-se jogos relacionados com o Ambiente e um piquenique, onde todos os alunos puderam conviver entre si e principalmente conviver de uma forma mais direta com o Ambiente. Esteve presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, o vereador Marco Almeida. Simultaneamente a estas actividades, decorreram feiras, como a venda de brinquedos científicos e ecológicos, Science4you, e uma feira de alimentos, onde todos os intervenientes da comunidade educativa contribuíram com estes bens para a Associação Portuguesa de Refugiados.

Texto e foto: Prof. Filipa Batalha - Coordenadora do projecto Eco-Escolas

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.