sexta-feira, 6 de julho de 2012

Chalet e Jardim da Condessa d'Edla vencem Prémio Turismo de Portugal 2011 - Novo Projecto Público

O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla foram galardoados com o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para "Novo Projecto Público". O galardão, na sua 7ª edição, pretende destacar os projetos turísticos que mais contribuem para o desenvolvimento e prestígio do sector, e contou este ano com 150 candidaturas de todo o país. A distinção vem juntar-se a outros prémios já recebidos pela Parques de Sintra (PSML), como o Prémio Grémio Literário 2011 para o Palácio de Monserrate e Chalet da Condessa d’Edla e o Prémio Turismo de Portugal 2010 para o Palácio de Monserrate, entre outros.

O Chalet e Jardim da Condessa d’Edla foram construídos por D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets Alpinos. O edifício foi concebido como construção de recreio, de caráter privado, e o arranjo paisagístico da zona envolvente reuniu espécies botânicas de todo o mundo. Após prolongado abandono o edifício foi destruído por um incêndio em 1999, que consumiu estrutura interior e coberturas, deixando apenas as paredes exteriores de alvenaria. Em 2007, a PSML iniciou a recuperação do conjunto, apoiada pelo fundo EEA-Grants, criando um inédito e brilhante novo polo de atração em Sintra, reaberto ao público em 2011. [Fonte: PSML]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.