quarta-feira, 11 de julho de 2012

'Selene - Culturas de Sintra' - Verão 2012



Já está online a edição Verão 2012 do web-jornal "Selene - Culturas de Sintra", dedicado a Raul Lino, entre outros temas. "Continuamos mapeando percursos culturais de Sintra, percursos pelo imaterial da palavra, da imagem ou da música, com atenção estética vigilante ao seu significante, mas também abertos a todas as linguagens do espírito humano, como é o caso nesta edição da arquitectura. As casas de Raul Lino em Sintra, aquelas em que ele viveu e projectou com inteira liberdade de gosto: a Casa do Cipreste, a Casa Branca. Elas são pontos incontornáveis do mapa cultural da região. A sua obra continua hoje a levantar muitas perplexidades no debate em torno do Modernismo e da sua herança.

A literatura utópica portuguesa enriquecida com a fixação da autoria de Uma História Autêntica do Planeta Marte; a poesia de Ana Daniel aqui lembrada em homenagem póstuma, uma voz de raro lirismo, de superior sensibilidade com a montanha da Lua quase sempre em pano de fundo; James Joyce, não procuramos adjectivos, numa tradução original. Música de excelente qualidade, porque também somos um jornal sonoro, é para ouvir tudo com muita atenção.

Seremos algo lunáticos? Por que não haveremos de o ser, se todos os dias sorvemos os inspiradores raios de prata da montanha lunar? Por isso caminhamos a pé por essa Sintra Rural para nos determos na Ponte Romana da Catribana. Mas também viajamos até Londres nas crónicas de nosso colaborador baiano o escritor e viajante António Nahud Júnior, um bom conhecedor de Sintra, ou Berlim na evocação da poesia de Neliah Fuchs, ou por uma Sintra imaginária e transcendente em Viramundo, a novel rubrica de Mater Lacrymarum, singularíssima voz poética do panorama sintrense.

Também somos lunáticos por prosseguirmos este projecto de edição de um webjornal a meio caminho do segundo ano de existência, num tempo de crise, de desemprego, de falência do sistema financeiro e de colapso económico. Os sacrifícios são enormes, e não inserimos até hoje publicidade nem dispomos de nenhum apoio institucional. Mas continuaremos firmes na convicção de que a comunidade merece este nosso serviço, e de que seremos mais fortes a resistir à crise se tivermos uma consciência sempre mais profunda dos nossos valores culturais. Leituras inspiradoras são os votos que deixamos aos nossos leitores, com a devida vénia de agradecimento pela sua fidelidade." [Fonte: Selene]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.