quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CCDR alerta para concentração excessiva de ozono em Mem Martins

A estação de medição da qualidade do ar de Mem Martins registou ontem ao final da tarde uma concentração de ozono superior ao limiar de informação ao público, informa a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT). Entre as 17h e as 18h59, a estação instalada na Rua Actor António Silva mediu uma concentração entre os 193,4 e os 194,5 µg/m3 (microgramas por metro cúbico), quando o limiar de informação ao público situa-se nos 180 µg/m3.


[Fonte]

Segundo a mesma entidade, para o valor observado, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, nomeadamente crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas. A exposição a este poluente afecta essencialmente as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.

Nesse sentido, as autoridades recomendam que se reduza ao mínimo a actividade física intensa no exterior (ao ar livre); que se evite outros factores de risco, tais como fumar ou utilizar produtos irritantes (ex: gasolina, tintas, vernizes); que se respeite rigorosamente tratamentos médicos em curso; e que se recorra a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas.

Depois do limiar de informação, há o limiar de alerta, que ocorre sempre que as concentrações de ozono ultrapassem as 240 µg/m3. Nestas situações deve ser alertada toda a população e os indivíduos mais sensíveis devem evitar sair de casa, dado que a exposição de curta duração a níveis de ozono superiores ao limiar de alerta pode provocar danos na função pulmonar. A estação de Mem Martins funciona desde 2002 e monitoriza um conjunto de oito poluentes. Mais informações sobre as medições em http://www.qualar.org e sobre as medidas a tomar em http://www.dgs.pt. [Fonte: CCDR-LVT] [noticia no Jornal da Região e no SOL]

3 comentários:

  1. Informo que a estação de medição da qualidade do ar de Mem Martins encontra-se dentro do recinto da escola do 1º ciclo de Mem Martins.

    ResponderEliminar
  2. Reproduzido aqui sem identificação da fonte: http://algueirao-memmartins.blogspot.pt/2012/09/concentracao-de-ozono-em-excesso.html

    ResponderEliminar
  3. Obrigado a ambos. Já foi indicada a fonte.

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.