quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lançamento: "Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação"



O Palácio Nacional de Queluz acolhe hoje, pelas 18h30, o lançamento da publicação “Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação”, uma edição da Associação World Monuments Fund (WMF) Portugal com coordenação editorial dos professores A. Elena Charola e José Delgado Rodrigues. O livro é fruto de um trabalho multidisciplinar que aposta na investigação histórica e científica, testemunhando e documentando todos os estudos e intervenções levadas a cabo pela WMF Portugal nos Jardins do Palácio durante cerca de 8 anos.

"É ali retratada a complexidade e diversidade das intervenções, bem como as dificuldades encontradas, que foram sendo superadas com apoio da Comissão Cientifica e diálogo permanente com a Direção do Monumento, a World Monuments Fund Britain e as Instituições da tutela. Todos os processos foram conduzidos com rigor científico e técnico, de forma a restituir ao público a beleza e qualidade dos Jardins, desde a recuperação dos sistemas hidráulicos de abastecimento aos lagos, fontes e jogos de água, à conservação e reabilitação das esculturas e estatuária de chumbo e pedra e, ainda, de uma significativa intervenção no Canal de Azulejos.

No restauro do excecional conjunto de esculturas em chumbo de John Cheere, a intervenção contou com o apoio da WMF Britain, na contratação do conservador Rupert Harris. A intervenção foi acompanhada pela realização de workshops com o duplo objetivo da formação em restauro das estátuas de chumbo e de nove workshops dedicados à manutenção em pedra. Reuniram quase cem participantes e deles beneficiaram alguns funcionários do Palácio de Queluz que, assim, adquiriram qualificações que lhes permitem assegurar uma continuidade na manutenção da estatuária dos Jardins. O livro encontrar-se-á à venda a partir desta quinta-feira nas lojas dos monumentos sob tutela da Parques de Sintra, com um preço de 30 Euros." [Fonte: PSML]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.