quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Plataforma Freguesias SIMtra vai a Lisboa contestar a extinção de freguesias

A Plataforma Freguesias SIMtra vai estar esta quinta-feira à tarde na Assembleia da República para assistir à discussão e votação do projecto de lei do PSD e do CDS-PP que vai extinguir 16 das 20 freguesias de Sintra. Os deputados da maioria propõem a adopção do projecto B da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT), no qual apenas se mantêm as freguesias de Algueirão-Mem Martins, Casal de Cambra, Colares e Rio de Mouro, sendo as restantes 16 agregadas em sete novas uniões de freguesias.

Representantes do movimento que integra autarcas e munícipes do PS, CDU e BE, irão também participar num protesto nacional de freguesias que irá decorrer frente ao Parlamento. “Não aceitamos a extinção de nenhuma freguesia no Concelho de Sintra e lutaremos até esta lei ser revogada”, lê-se na página do movimento no Facebook.

Até ao final da semana, a Plataforma de freguesias SIMtra será igualmente recebida pelos grupo parlamentares do Partido Ecologista “Os Verdes” (quinta) e do Bloco de Esquerda (sexta), depois de ontem ter reunido com o PCP. “Fomos recebidos pelo deputado Paulo Sá, perante o qual reiterámos a nossa firme oposição ao processo de extinção de freguesias, tendo recebido palavras de apoio e o compromisso de que o PCP se irá opor “dentro e fora da Assembleia” ao processo de extinção de freguesias”.

Entretanto, a Concelhia de Sintra do PS avança igualmente através do Facebook que os presidentes de junta socialistas pediram audiências aos grupos parlamentares da maioria e aos deputados de Sintra “para tentar sensibilizá-los para a injustiça imposta por esta lei que se limita a aniquilar freguesias”. À semelhança da Plataforma, os socialistas garantem que irão “lutar até ao fim contra esta lei absurda” e prometem “estar atentos ao comportamento dos deputados de Sintra”, a quem ontem endereçaram uma carta aberta.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Supremo Tribunal Administrativo rejeita intimação da Câmara ao Parlamento
PS questiona deputados eleitos por Sintra sobre a extinção de freguesias

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.