sábado, 1 de dezembro de 2012

REFER promete barreiras acústicas em Agualva até ao final de Março



A REFER prevê colocar mais barreiras acústicas na linha de Sintra, em Agualva, até ao final do primeiro trimestre de 2013. A intervenção decorrerá no âmbito das obras de quadruplicação da via-férrea e consistirá na “colocação de barreiras acústicas com altura variável entre 3 e 4 metros junto a Avenida dos Missionários, em ambos os lados da via, de forma a garantir a protecção sonora adequada face ao definido no Regulamento Geral do Ruído”.

A informação é avançada pelo presidente do concelho de administração, Rui Loureiro, num ofício dirigido ao vereador Domingos Quintas, que questionou a REFER sobre a situação “insuportável” vivida na zona. “Os habitantes da Avenida dos Missionários têm manifestado o seu forte descontentamento face ao ruído que a circulação de comboios produz, reclamando, legitimamente, a colocação de obrigatórias barreiras acústicas que absorvam esse ruído”, descreve o vereador socialista, que solicita o mesmo tipo de cuidados tidos do lado da Av. Cidade de Londres, onde já existem barreiras.

O vereador socialista também questionou a empresa sobre a eventual elevação das vias em cerca de um metro, mas a REFER diz que na zona em causa a elevação de cota foi de apenas 10 centímetros. A empresa garante ainda ter adoptado precauções na escolha dos materiais da obra, nomeadamente optando pela construção das novas linhas em “barra longa soldada (carril sem juntas), com palmilhas sob as travessas e uma manta sob o balastro da via com o objectivo de absorver vibrações e ruído”.

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.