segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Acção de voluntariado no Parque da Pena supera as expectativas



A acção de voluntariado coordenada pela Parques de Sintra no passado Sábado para limpar o Parque de Pena, assolado pelo temporal de 19 de Janeiro, esgotou as inscrições em 24 horas e contou com 200 participantes, que limparam uma área de 3,5ha, incluindo mais de 2km de caminhos. Segundo a empresa, "várias centenas de pedidos de inscrição tiveram que ser recusados devido a critérios de segurança dos participantes."

O temporal afectou 75 dos 85 hectares do Parque da Pena, mas "os voluntários conseguiram limpar 4% desta área (3,5ha), depois do corte de árvores e ramos maiores, por parte dos técnicos da Parques de Sintra, durante a semana anterior". Em termos de resíduos recolhidos, os voluntários ajudaram a remover cerca de 18m3 de folhas, arrumaram 160m3 de ramas em pilhas e apoiaram a produção de aproximadamente 12m3 de estilha (os 160m3 de ramas serão estilhaçados durante os próximos dias).

Foram também desimpedidas centenas de metros de valetas, permitindo que a água voltasse a circular, e varrida grande parte dos mais de 2 km de caminhos nos quais os voluntários trabalharam. Durante as próximas semanas os técnicos da Parques de Sintra continuarão a trabalhar no corte e remoção das árvores caídas, bem como nas limpezas e, no próximo Outono, será possível dar início ao processo de reflorestação.

A Parques de Sintra "agradece às centenas de cidadãos que se disponibilizaram para apoiar nesta ação de voluntariado, e destaca o entusiasmo e dedicação com que todos os participantes se dedicaram a esta acção." [Fonte: PSML]

Notícias relacionadas:
'Voluntários limparam a serra de Sintra'
Vídeo: Temporal deixa rasto de devastação na serra de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.