quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Bloco de Esquerda apela à participação pública na revisão do Plano Director Municipal

Comunicado do Bloco de Esquerda: "A abertura da consulta pública da revisão do Plano Director Municipal de Sintra (PDM), em fins de 2012, perspectiva o fim do plano do PDM do Betão que Edite Estrela e o PS deixaram de herança a Sintra. Seria uma boa notícia se não chegasse tão tarde e de forma inesperada.

O Bloco de Esquerda de Sintra, ao longo dos últimos 12 anos, reclamou a urgência desta revisão e insistiu para que a Câmara definisse claramente o calendário do processo e um programa de auscultação das populações, freguesias, tecido empresarial, organizações ambientalistas e de cidadania.

Em 2001, o candidato Fernando Seara, recém-chegado a Sintra, também havia colocado o PDM entre as suas prioridades. Após anos de promessas e hesitações, que permitiram alguns erros irreversíveis e a manutenção da pressão sobre o território, a revisão parece avançar.

Mas o processo nasce torto. Além de não ter sido ampla e atempadamente divulgado e de não figurar entre as prioridades do Orçamento e Plano da Câmara para 2013, a abertura da revisão foi feita nas costas da Assembleia Municipal, não tendo a comissão criada para acompanhar o processo sido informada da sua evolução.

Perante tais factos, ficamos com a amarga sensação de que, mais do que responder aos interesses do concelho, esta medida parece ir ao encontro das ambições eleitorais futuras de Fernando Seara e Marco Almeida.

O Bloco de Esquerda dará toda a atenção à revisão do PDM, batendo-se para que não decorra como um contra relógio em ano eleitoral. Apelamos à população, associações e tecido empresarial que se envolvam neste momento definidor do nosso futuro colectivo, nomeadamente nas sessões públicas que estão a decorrer em algumas freguesias, de modo a evitar que a revisão se torne num processo meramente formal.

O Bloco de Esquerda de Sintra defenderá uma mudança radical nos princípios do actual Plano Director, com rejeição do modelo de expansão e especulação em vigor e que valorize o ordenamento do território, a protecção do património natural e edificado e o desenvolvimento sustentável do concelho.

Sintra, 15 de Janeiro de 2013
A Coordenadora de Sintra do Bloco de Esquerda" [Fonte: BE]

Notícias relacionadas:
S. João das Lampas e São Martinho promovem sessões sobre a revisão do PDM
Terrugem acolhe sessão sobre a revisão do Plano Director Municipal
Munícipes têm 30 dias úteis para participar na revisão do PDM de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.