quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Câmara lança requalificação e legalização de bairro clandestino em Camarões

O presidente da Câmara lança esta tarde a primeira pedra das obras de reconversão e do processo de legalização da área urbana de génese ilegal (AUGI) de Nossa Senhora dos Enfermos, situada em Camarões, na freguesia de Almargem do Bispo. A iniciativa surge quase 10 anos depois de Fernando Seara ter despachado favoravelmente o licenciamento da operação urbanística, e seis anos depois de ter licenciado as obras de urbanização. "Com o arranque destas obras vai ser possível requalificar urbanisticamente a AUGI nº 37, tornando-a num espaço funcional e qualificado para a função predominantemente residencial e concretizar a legalização da propriedade através da constituição de lotes particulares e de áreas a ceder ao domínio público para equipamentos colectivos", explica a autarquia.

A intervenção nesta AUGI, uma das maiores do concelho com cerca de um milhar de habitantes, prevê a criação de "uma estrutura viária que, apesar dos constrangimentos topográficos e compromissos urbanísticos, vai melhorar significativamente a acessibilidade; uma rede de espaços de pequena/média dimensão para instalação de equipamentos de utilização colectiva (mantendo-se o espaço destinado às festividades de Nossa Senhora dos Enfermos); e uma ocupação edificada de baixa densidade dada pela construção/manutenção de habitação uni/bifamiliar por lote." O concelho de Sintra tem ainda por resolver mais de uma centena de AUGI. [Fonte: Câmara de Sintra] [ver deliberação da autarquia sobre a AUGI de Nossa Senhora dos Enfermos] [notícia no Notícias Grande Lisboa]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.