sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pequeno sismo em Belas e Casal de Cambra durante a madrugada não provoca danos



O Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou esta madrugada um pequeno sismo em Sintra, com maior intensidade em Casal de Cambra e em Belas (ver mapa), mas não há registo de danos. "Pelas 1h12 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente um sismo de magnitude 1.9 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 4 km a Noroeste da Amadora", informa o IPMA.

Segundo a mesma fonte, o fenómeno "não causou danos pessoais ou materiais", dado que teve uma intensidade máxima de II/III na escala de Mercalli modificada. O nível II (muito fraco) significa que é sentido apenas pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios e o nível III (fraco) aplica-se quando é sentido dentro de casa, os objectos pendentes baloiçam, e a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. "É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo", explica este organismo.

O IPMA acrescenta que "se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados" e sugere "o acompanhamento da evolução da situação através da página na Internet, assim como a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Protecção Civil [ver folheto sobre autoprotecção e circular sobre 'Medidas de prevenção e autoprotecção']. [Fonte: IPMA]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.