quarta-feira, 10 de abril de 2013

Simulacro: Sintra vai tremer às 10h37 do dia 23

O concelho de Sintra vai ser palco de um simulacro de sismo no próximo dia 23 de Abril, numa iniciativa da Protecção Civil que irá envolver escolas, sistema de saúde, serviços públicos, empresas, instituições, superfícies comerciais e indústrias, e a população, "chamados a treinar procedimentos individuais de autoprotecção e a exercitar planos de evacuação." Ao contrário das situações reais, este abalo tem hora marcada para as 10h37, hora a que um sismo de intensidade 7.6 na escala de Richter, com origem na Abissal do Tejo, será sentido no continente, com grande impacto na Região de Lisboa e Vale do Tejo e no Algarve.

"O exercício sísmico Tritão visa sensibilizar a população e incluiu 23 equipas que acompanharão a preparação de instituições, empresas e escolas para treinarem as medidas de auto protecção e planos de evacuação, como é o caso da EB 2,3 D. Fernando II", revela a autarquia. A Protecção Civil alerta que apesar de serem fenómenos naturais imprevisíveis, "o concelho de Sintra está situado numa zona da crosta terrestre afectada por sismos fortes, separados por longos períodos de acalmia", o que justifica "a adopção de medidas preventivas, para que estejamos preparados para um evento catastrófico como o que ocorreu em 1755." [Folheto sobre o Exercício Tritão e 'evento' no Facebook][Fonte: Câmara de Sintra] [notícia no Jornal da Região e na Rádio Ocidente]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.