sábado, 18 de maio de 2013

Hoje: Dia aberto e "Noite Romana - Ave Amici!" no Museu Arqueológico de Odrinhas

Realiza-se hoje a primeira de quatro noites romanas no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, uma iniciativa que teve início em 2006 e que irá repetir-se em Junho, Julho e Setembro. "A partir das 21h abrem-se as portas para acolher o público que deseje fazer uma visita sensitiva à colecção romana, que se inicia com a actuação de três escravos persas e será guiada por figuras da romanidade, apenas iluminadas pela luz trémula das candeias de azeite e dos archotes.

Ave Amici! É a saudação inicial dedicada a todos quantos venham a participar nesta iniciativa que, tirando partido do efeito cenográfico da «Basílica Romana» (sala de epigrafia latina), cria uma ambiência clássica com figurantes trajados à época. Alguns deles, ao longo da via romana, lêem em latim e em voz alta algumas das inscrições, recriando uma prática da Antiguidade. Findo o percurso, os visitantes poderão repousar na Taberna e provar algumas iguarias preparadas de acordo com receitas romanas: vinho quente com especiarias, tâmaras com nozes e pinhões."

A iniciativa terá duas sessões nocturnas às 21h e às 22h. O bilhete custa 3,00 euros (mediante reserva), mas as crianças até aos 14 anos não pagam. Informações e marcações: 21 960 95 20/divulgacao-masmo@sintraquorum.pt. Hoje, por ser Dia Internacional dos Museus, o Museu terá ainda um "Dia Aberto", podendo as exposições (permanente e temporária) e as ruínas arqueológicas ser visitadas entre as 10h e as 12h30 e entre as 14h e as 17h30, sempre com visita guiada. [Fonte: Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.