quinta-feira, 20 de junho de 2013

Começa no Domingo o 48º Festival de Sintra

Começa no Domingo, dia 22, a edição de 2013 do Festival de Sintra, que irá prolongar-se até dia 12 de Julho sob o signo da juventude (ver programa integral em PDF). "As gerações do futuro são neste ano assinaladas por um conjunto de jovens intérpretes, entre os quais diversos pianistas de elevado talento artístico e com carreiras internacionais de sucesso, tanto portugueses como estrangeiros. Artistas jovens e dotados da capacidade de comunicar às gerações actuais e de passar às seguintes o testemunho da interpretação musical a um nível de excelência técnica e artística", explica a organização.

Nesta 48ª edição, o Festival às efemérides e homenagens a alguns dos compositores mais marcantes da história da música, como foram, entre outros, Giuseppe Verdi (1813-1901), Richard Wagner (1813-1883) ou Benjamin Britten (1913-1976), assinalando-se também o pianista virtuoso e compositor oitocentista Charles-Valentin Alkan (1813-1888), contemporâneo de Chopin e de Liszt. "A programação procura destacar, tanto quanto possível, as obras para piano destes grandes compositores, que constituem um repertório menos conhecido, e mesmo em muitos casos, raramente ouvido pelo grande público. Esse repertório pianístico de circulação mais restrita constitui assim uma outra linha temática que no cruzamento com a primeira inspirou o programa que ora se propõe para festejar a 48ª edição do Festival de Sintra."

Em complemento, haverá lugar a outras iniciativas como a palestra inaugural, direccionada ao público jovem, bem como de conferências e ateliês, confiados a musicólogos e outros especialistas que abordarão aspectos pertinentes do legado dos compositores que o Festival de Sintra vai comemorar. Mais informações em: http://festivaldesintra.pt [Fonte: CMS]

Notícias relacionadas:
Agenda Sintra Cultural - Junho
Festival de Sintra 2013: Primeiras notas programáticas

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.