sábado, 29 de junho de 2013

Já pode visitar o Castelo dos Mouros por entre as copas das árvores a 30 metros do solo


Fotos © PSML/EMIGUS

A Parques de Sintra inaugurou recentemente no Castelo dos Mouros o "Sintra Canopy – A floresta vista de cima", uma actividade que permite os participantes deslizar por entre 11 plataformas junto às copas das árvores, em alturas variáveis até 30 metros, num percurso de cerca de 900 metros através de cabos e recorrendo à técnica de slide. "Não exige esforço físico nem destreza particular e pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade", assegura a empresa.

"O Sintra Canopy permite aos participantes acederem a vistas únicas da paisagem, do ecossistema e dos vários níveis do estrato arbóreo, tanto durante o slide como quando nas plataformas ou na passagem por uma ponte de madeira. O percurso tem uma duração aproximada de 2 horas (dependendo do número de participantes) e cada grupo integra um máximo de 10 pessoas", explica a Parques de Sintra.



Segundo a empresa, "esta actividade de arborismo é única em Portugal, na medida em que não existe nenhum local no país que una a emoção do slide com a aprendizagem sobre um ecossistema, e numa envolvente natural tão singular como a de Sintra." Os grupos são acompanhados por dois monitores especializados que, durante o percurso, fazem uma “visita guiada” ao ecossistema da floresta, explicando temas como a evolução das árvores e das florestas, bem como os seres vivos associados a elas, as suas sementes, folhas, flores e frutos, entre outros.

O bilhete custa 29 euros e cada participante recebe todo o equipamento de segurança e encontra-se, durante a totalidade do percurso, preso por um arnês e acompanhado pelos monitores. Antes de dar início à actividade os monitores explicam as instruções de segurança e todos efectuam um teste em duas plataformas mais baixas, permitindo perceber exactamente como funciona a actividade e esclarecer eventuais dúvidas. O Sintra Canopy é realizado numa parceria da Parques de Sintra com a Block&Wall, cujos monitores acompanharão os grupos. [Fonte: PSML] [reportagem no CiênciaHoje]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.