sexta-feira, 21 de junho de 2013

PAN lamenta falta de meios do Canil Municipal de Sintra para salvar animais de grande porte



O Partido pelos Animais e pela Natureza lamenta que o Canil Municipal de Sintra não tenha ainda "as condições e verbas necessárias para salvar vidas e acudir ao sofrimento de animais de grande porte, vítimas de abandono, negligência ou esquecimento humano", afirma Nuno Azevedo. O candidato do PAN Sintra às próximas autárquicas reagiu assim à notícia do abate de uma égua ferida, no início da semana, em Mira Sintra. "Lamentamos que os recursos (económicos e materiais, principalmente) necessários que pudessem aumentar as probabilidades de sobrevivência deste animal estivessem e continuem a estar ausentes no dia a dia do Canil de Sintra", acrescenta o PAN em comunicado.

O caso foi noticiado pelo Tudo sobre Sintra, que também alertou as autoridades, nomeadamente o Gabinete Medico Veterinário. A égua estava caída há várias horas num descampado junto a um supermercado, apresentando um ferimento grave numa das pernas, e dado o estado de sofrimento e a infecção generalizada, a veterinária municipal optou por eutanasiá-la. O PAN Sintra acredita que se existissem mais meios a actuação poderia ter sido outra, e critica a autarquia e a Parques de Sintra - Monte da Lua, por "esbanjarem" quase um milhão de euros na recuperação da Abegoraria da Quinta de Pena e respectivas cavalariças.

"Quando o turismo e o uso dos animais em Sintra para trabalho, é dotado de um investimento financeiro que vence os orçamentos das mais básicas e elementares necessidades de organizações como o Canil de Sintra, estamos perante um caso sério de desequilíbrio orçamental e ético, mas sobretudo de um esquecimento propositado em que os interesses económicos soterram e fazem esquecer os interesses da vida dos animais", considera Nuno Azevedo, garantindo que o PAN "não vai parar de exigir e lutar por melhores condições para aqueles que são esquecidos, para aqueles que vivem e morrem no silêncio." [ver comunicado integral]

Notícias relacionadas:
Égua ferida em Mira Sintra foi eutanasiada
'Centenas de cavalos abandonados em terrenos em Sintra'
Vídeo: Abandono de cavalos preocupa Câmara de Sintra
Câmara recolhe cavalo que agonizou até à morte em Mira Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.