terça-feira, 25 de junho de 2013

Parques de Sintra lança serviço de aluguer de bicicletas eléctricas 'Park E Bike'

A empresa pública Parques de Sintra lançou o serviço 'Park E Bike', que permitirá a qualquer visitante passear pela serra sem grande esforço físico, com a ajuda de uma bicicleta eléctrica. O aluguer pode ser combinado com bilhetes para os parques e monumentos, bem como com visitas guiadas, e os utilizadores podem ainda descarregar uma aplicação para smartphone com mapas em formato digital, ou requerer um áudio guia.

As bicicletas dispõem de um pequeno motor eléctrico que oferece energia extra nas subidas, bem como face ao vento e que, em geral, retira grande parte da dificuldade de andar de bicicleta. Mantém-se a necessidade de pedalar, mas torna-se mais fácil enfrentar as subidas. Na aplicação para telemóvel, são sugeridos três percursos com diferentes durações (ver abaixo) mas cada utilizador pode optar por fazer o seu passeio livremente pela serra.

O 'Park E Bike' está disponível a partir do centro histórico de Sintra (junto aos CTT) todos os dias da semana e terá um custo de 25 euros para meio-dia de aluguer, e de 35 euros para um dia inteiro, incluindo a bicicleta, mapa com indicação de percursos sugeridos, uma mala pequena, cadeado, capacete (utilização obrigatória) e, para quem o desejar, pode ser disponibilizado um colete reflector. Existem ainda descontos para quem adquirir bilhete para acesso aos parques e monumentos, à entrada dos quais existem equipamentos para parquear as bicicletas (que não podem circular dentro dos parques por razões de segurança).

Os utilizadores deverão ter entre 1,50 m e 1,90 m de altura (para se sentarem confortavelmente), e um peso máximo de 100kg (para garantir que a bateria tem a duração necessária). O equipamento tem uma potência de 250 watts e o motor apoia a circulação até 25 km/hora. Tendo em conta as características do terreno da serra de Sintra, a bateria tem uma duração adequada para 30 km, o que permite fazer qualquer um dos percursos sugeridos. Para fazer face à instabilidade meteorológica caraterística de Sintra, está prevista a possibilidade de devolução do valor do aluguer caso chova (Good Weather Guarantee TM).

A Parques de Sintra sugere três percursos:
  • King of the Hill: percurso de 6 km e duração de estimada de 1 hora, passando pelo Parque da Pena e pelo Castelo dos Mouros. Adequado para um aluguer de meio-dia.
  • Garden Romance: percurso de 13 km e duração estimada de 2 horas, incluindo passagem pelo Parque de Monserrate e Convento dos Capuchos. Sugerido para um passeio fácil de um dia inteiro.
  • Sintra Parks Epic: percurso de 23 km, com uma duração estimada de 4 horas e passagem por cinco monumentos: Palácio Nacional de Sintra, Parque de Monserrate, Convento dos Capuchos e Chalet da Condessa d’Edla. Sugerido para um dia inteiro de passeio. [Fonte: PSML] [notícia no Diário Digital]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.