domingo, 21 de julho de 2013

Exposição "Entre Deus e o Zé Povinho" mostra cartoons de Cardosálio no Café Saudade



O Café Saudade, em Sintra, acolhe até dia 7 de Agosto a exposição "Entre Deus e o Zé Povinho", uma mostra do trabalho desenvolvido por António Luís Cardoso enquanto cartoonista. Cardosálio é o pseudónimo para os cartoons deste historiador de arte e mestre em novos media, que durante anos publicou no semanário regional "A Pena" e que desde Março de 2012 tem presença assídua na Internet.

"Neste (quase) ano e meio, a página "Cardosálio - a minha vida não dava só um cartoon" no Facebook atingiu cerca de 5000 seguidores. Quanto ao tema, os tempos conturbados de Portugal e de Portugal no mundo, reflectem-se no ícone representativo do seu povo, criado pela mão de Rafael Bordalo Pinheiro no século XIX e que é agora autêntico património nacional. Porém, é um ícone transformado, com as cores da república, mantendo, no entanto e sempre, ora a ingenuidade, ora a acutilância. A exposição reflecte, assim, este país à deriva onde um resiliente Zé se debate entre a expectativa de um milagre e o crer numa qualquer mudança", explica o autor, que também é responsável pela criação do sítio "A minha Sintra, o meu Concelho".

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.