terça-feira, 16 de julho de 2013

Ribeira da Samarra recebe 'Campus Internacional de Trabalho' em Agosto

A Ribeira da Samarra, em Catribana, na freguesia de São João das Lampas, vai receber em Agosto um "Campus Internacional de Trabalho" promovido em parceria entre a Junta de Freguesia de São João das Lampas, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento de Sintra (SMAS). A iniciativa visa "estimular a participação dos jovens em programas de voluntariado concebidos para a intervenção directa na preservação de espaços naturais, dos seus habitats e espécies e no património cultural, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre os jovens e a comunidade local."

O campo de trabalho, que terá duas temporadas, de 9 a 19 de Agosto e depois de 21 a 31 de Agosto, assenta numa componente formativa através de uma aprendizagem teórico-prática não formal e na realização de trabalhos de campo, que incluem trabalhos de restauro fluvial com controlo de espécies florísticas invasoras, construção de estruturas biofísicas, plantação de espécies vegetais aquáticas, manutenção de sistemas tradicionais de gestão da água, colheita de sementes de espécies autóctones, monitorização de fauna e captura e anilhagem de aves. Haverá igualmente espaço para a formação, nomeadamente para a introdução à anilhagem científica de aves passeriformes (teórico-práctica).

O campo destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos dispostos a participar integralmente nos trabalhos e nas acções de formação, e a pagar uma inscrição de 70 euros, que inclui o alojamento (campismo), a formação, a alimentação e o seguro de acidentes pessoais. As inscrições decorrem até dia 5 de Agosto através da internet ou da Junta de Freguesia, e estão limitadas a 20 vagas. Mais informações na página da iniciativa no Facebook e na página da junta de freguesia.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.