segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Basílio Horta satisfeito com "vitória muito saborosa" em Sintra



[Actualizado] Basílio Horta, candidato do Partido Socialista, é o novo presidente da Câmara de Sintra. O resultado foi confirmado já de madrugada, após o apuramento da totalidade das 11 freguesias de Sintra, que revelou uma vitória por apenas 1738 votos, num universo de quase 123 mil eleitores. "As grandes vitórias são sempre renhidas. É uma vitória muito saborosa, que quero partilhar humanamente com todos aqueles que estiveram na campanha, ao meu lado, dias e dias, a calcorrear ruas e ruas, a dar conta do nosso projecto", diz Basílio Horta, que conquistou 32984 votos (áudio integral anexo). [notícia no DN, no Expresso e no Jornal da Região] [vídeo na RTP]



O segundo mais votado, Marco Almeida, com 31246 votos, saudou Basílio Horta pela vitória e disse que o movimento independente que liderou "não termina aqui". "Este concelho não voltará a ser o mesmo a partir de hoje. Foi uma demonstração enorme da força que os cidadãos têm. Temos uma responsabilidade para os próximos quatro anos e não vamos defraudar as expectativas. Este movimento não se extingue hoje. É para continuar e os resultados eleitorais dão-nos essa responsabilidade", disse ao início da madrugada. [notícia no ionline, no PÚBLICO e na Rádio Ocidente] [vídeo na RTP]


© António Maia/Actual Sintra

Segundo a Direcção-Geral de Administração Interna, Basílio Horta conquistou a Câmara de Sintra com 26,83% dos votos (4 mandatos), seguido de Marco Almeida, com 25,42 (4 mandatos). Em terceiro, surge Pedro Pinto, da coligação "Sintra Pode Mais" (PSD, CDS-PP e MPT), com 13,79% (dois mandatos), seguido de perto pela CDU, com 12,5% (um mandato). O BE ficou em quinto lugar, com 4,52%, percentagem insuficiente para eleger um vereador.


Fonte: http://autarquicas2013.mj.pt/

Na Assembleia Municipal, a diferença entre os dois mais votados é superior, com o PS a obter 26,03% dos votos (31995) e o movimento "Sintrenses com Marco Almeida" apenas 23,06 (28350). A coligação "Sintra Pode Mais" surge novamente em terceiro, com 14,27% (17535 votos) e a CDU em quarto, com 13,69% (16824). O BE ficou-se pelos 5,2% (6396 votos).

Para as assembleias de freguesia, o PS somou 27,13% dos votos (33348), conquistando sete freguesias, e Marco Almeida 25,49 (31,337), ficando com as restantes quatro (Casal de Cambra, Colares, São João das Lampas e Terrugem, e Sintra - agregação das três freguesias do centro histórico). Aqui, é a CDU que surge em terceiro lugar, com 15,38%, mais três décimas do que a coligação "Sintra Pode Mais", com 15,35%, ambas sem presidentes eleitos.

Notícias relacionadas:
PS anuncia que Basílio Horta é o novo presidente da Câmara de Sintra
Sondagens dão empate em Sintra entre Basílio Horta e Marco Almeida

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.