quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Castelo dos Mouros recebeu mais de 20 mil visitantes em evento marroquino


© JSM/PSML

O evento “Marrocos no Castelo dos Mouros”, que decorreu de 6 a 15 de Setembro, recebeu 20587 visitantes, o que representa um aumento de mais de 100% relativamente aos 10206 visitantes registados durante o mesmo período do ano passado. Com este evento, a Parques de Sintra (PSML) ultrapassou também o recorde de entradas diárias naquele monumento, registando mais de 3500 visitas dia 14. Outro dos resultados atingidos com este evento, foi a maior atracção de portugueses ao local, representando estes 24% das entradas.

Durante os dez dias do evento, o público nacional e estrangeiro encontrou um Castelo renovado, após as obras de recuperação, que se traduziram num investimento de 3,2 milhões de euros no projecto "À Conquista do Castelo". "O balanço destes dez dias e os dados da bilheteira confirmam que este evento, promovido em conjunto com a Embaixada de Marrocos, foi um sucesso e cumpriu os seus objectivos", considera António Lamas, Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra.


© JSM/PSML

Ao longo do evento foram apresentadas e vendidas centenas de produtos de artesanato trazidos de Marrocos pelos artesãos locais, servidas mais de 1600 refeições marroquinas e milhares de chás de hortelã preparados à vista do público para que conhecesse a tradição associada à sua preparação. Outra das ofertas para o público foi a tatuagem de hena, bem como a possibilidade de terem o seu nome escrito pelo calígrafo Abdelaghni Filali Baba, em árabe, e que cerca de sete mil visitantes levaram para casa como recordação.

Marcou também presença diariamente a música e a gastronomia, bem como vários outros elementos da cultura marroquina, que estiveram representados simbolicamente no Castelo dos Mouros. Os visitantes tiveram também a oportunidade de assistir a show cookings, nos quais o Chef da Embaixada de Marrocos em Portugal explicou a confecção de pratos marroquinos tais como as Espetadas marinadas de lombo de vaca, a Tajine de lombo de Ras el Hanout com ovos escalfados, as Gambas de Ras el Hanout com melancia, ou a Laranja e outros frutos com canela e flor de laranjeira. [Fonte: PSML]

Notícias relacionadas:
Castelo dos Mouros regista recorde de visitantes diários
Mostra de cultura marroquina vai animar o Castelo dos Mouros de 6 a 15 de Setembro

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.