sábado, 14 de setembro de 2013

Castelo dos Mouros regista recorde de visitantes diários


© José Sarmento de Matos

O Castelo dos Mouros recebeu o número recorde de 2573 visitantes no último domingo, dia 8, no âmbito do evento “Marrocos no Castelo dos Mouros”, que decorre até amanhã. "Até 10 de Setembro o Castelo recebeu 8870 visitas, durante o evento dedicado à cultura marroquina, em parceria com a Embaixada de Marrocos. Este número, muito superior ao registado em Setembro do ano passado, com uma média diária de cerca de mil entradas, representa uma subida de 66%", explica a Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML).

Desde o dia 6 e até dia 15, o Castelo dos Mouros, monumento com referência às origens muçulmanas, inclui representações da cultura marroquina. Música, chá, gastronomia, moda, artesanato levam um pouco de Marrocos a Sintra. "Achámos que o Castelo dos Mouros seria muito apropriado para uma ligação a um país que nos é tão próximo, mas sobre o qual os portugueses não estão totalmente informados. Todos os produtos expostos vêm de Marrocos propositadamente para este evento, genuinamente marroquino", explica António Lamas, presidente do conselho de administração da empresa.

Os mais de 3,2 milhões de euros investidos recentemente na revalorização do monumento resultaram num novo espaço de acolhimento, constituído por uma cafetaria com esplanada, loja e bilheteira, bar, instalações sanitárias e ainda uma envolvente paisagística recuperada. Foram também restauradas as duas cinturas de muralhas e a cisterna, que passa agora a ser visitável, e aberta ao público a Casa do Guarda do Castelo, situada na segunda cintura de muralhas, após recuperação e adaptação como cafetaria, esplanada com vista panorâmica para a Serra e instalações sanitárias.

Este verão foi também inaugurado o restauro da Igreja de São Pedro de Canaferrim, igualmente alvo de um projecto de arquitectura que visa proteger a ruína e vir a albergar os achados arqueológicos resultantes das investigações dos últimos anos, assim como fornecer informação aprofundada sobre a História do local. Também foi estreada a nova iluminação cénica das muralhas, que permite uma nova “vista” do Castelo a partir do centro histórico, com possibilidade de diferentes cenários de cor. [Fonte: PSML]

Notícia relacionada:
Mostra de cultura marroquina vai animar o Castelo dos Mouros de 6 a 15 de Setembro

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.