segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sintra recebe colóquio sobre "Pitagorismo e os Mistérios da Grécia Antiga"

A Casa do Fauno, em Sintra, recebe nos dias 26 de Outubro e 2 de Novembro, o colóquio "Pitagorismo & Iniciação: Origens e Mistérios da Tradição Ocidental", iniciativa que contará com a presença de especialistas, portugueses e estrangeiros, de diferentes disciplinas - Simbolismo, Arquitectura, Pintura, Música, Filosofia, Matemática e Geometria -, assim como de estudiosos da vida e obra de autores portugueses que expressaram, de alguma maneira, os valores do Pitagorismo.

"Todos aprendem desde cedo na escola o famoso Teorema de Pitágoras, mas menos são aqueles que sabem que Pitágoras foi considerado o primeiro dos Filósofos; que a Escola por ele fundada foi um dos vectores da oposição à Polis; que lhe devemos a primeira Teoria da Música; o conceito de transmigração da alma; e que o Cristianismo dito “esotérico” veicula muitos elementos da metafísica órfica e pitagórica. Tendo nascido no séc. VI a.C. na ilha grega de Samos, Pitágoras legou-nos uma das mais importantes fontes culturais e espirituais da Europa, apesar da sua vida estar envolta em lendas e mistérios", explicam os promotores. Mais informações em: www.casadofauno.wordpress.com.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.