terça-feira, 26 de novembro de 2013

"Calculadora online" permite planear visitas mais ecológicas a Sintra

A Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) criou uma "calculadora online" que permite planear uma viagem a Sintra com o mínimo de emissões de carbono. A ferramenta permite calcular a "pegada de carbono" tendo em conta o ponto de origem, os monumentos que se pretende visitar e os meios de transporte que se planeia usar.

No final do cálculo, são dadas sugestões sobre a melhor forma de fazer uma visita sustentável à Paisagem Cultural de Sintra, com informações sobre os vários percursos para chegar aos parques e monumentos geridos pela Parques de Sintra, e os visitantes são convidados a adoptar medidas compensatórias para contrabalançar o valor obtido. A aplicação encontra-se disponível online e em quiosques distribuídos pelos diversos pólos sob gestão da empresa.

A iniciativa integra-se no “BIO+Sintra - Redução da pegada de carbono, uma contribuição para valorizar a biodiversidade em Sintra”, projecto que tem como objectivo a implementação de uma experiência piloto na Paisagem Cultural de Sintra, que possa ser reprodutível noutros locais, e que resulte em mudanças de atitudes com vista à redução das emissões de carbono nas actividades do dia-a-dia. As acções centram-se na área tutelada pela PSML, que consiste em 40% da área listada pela UNESCO como Património da Humanidade, o correspondente a aproximadamente 900 hectares. [Fonte: PSML] [notícia no Diário Digital]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.