terça-feira, 12 de novembro de 2013

Dispositivos móveis permitem visitas multimédia e realidade aumentada no Castelo dos Mouros



A Parques de Sintra - Monte da Lua (PSML) passa a disponibilizar gratuitamente o percurso interactivo para o Castelo dos Mouros através da aplicação móvel 'Talking Heritage', que funciona em 'smartphones' e tablets (iOS ou Android) e permite ao visitante aceder a fotografias e texto ao longo do percurso. "Permite-se o acesso a informação sobre cada um dos vários pontos de interesse, em imagens e textos, enquanto se observam, ou a partir de qualquer outro ponto. Neste novo lançamento foi também incluída tecnologia de realidade aumentada em pontos-chave da muralha, permitindo obter mais informação, in loco, sobre os pontos de interesse da paisagem, de forma dinâmica", explica a empresa.

Uma das mais-valias da aplicação, diz a Parques de Sintra, "é permitir a visualização de imagens registadas durante as escavações arqueológicas em espaços que hoje não se encontram visíveis. Permite ainda transmitir facilmente ao visitante informações e imagens do que se encontrou nas escavações arqueológicas, bem como mais dados sobre as funções desses achados, e ainda detalhar dados históricos sobre o Castelo, desde a sua fundação, até hoje".

A informação disponibilizada pela aplicação 'Talking Heritage' está disponível em português, inglês e castelhano e pode aceder-se descarregando a aplicação e os respetivos percursos (dos quais o mais recente é o do Castelo dos Mouros) ou lendo os códigos QR distribuídos ao longo do Castelo através de qualquer equipamento móvel com acesso à internet. "A aplicação consiste num formato inovador de visitas, que se encontra também disponível nos Parques da Pena, Monserrate e Capuchos" e que está disponível para descarregar na Apple Store, Google Play e em http://talkingheritage.parquesdesintra.pt. [Fonte: PSML] [notícia na Rádio Ocidente e no TeK]

Notícia relacionada:
Parques de Sintra lança percursos multimédia 'Talking Heritage'

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.