quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PS abre processos disciplinares a militantes que apoiaram Marco Almeida nas autárquicas

O Partido Socialista (PS) decidiu abrir procedimentos disciplinares por “violação dos estatutos” contra os militantes que em Sintra apoiaram outras candidaturas que não a de Basílio Horta, nomeadamente a de Marco Almeida, que encabeçou a lista independente “Sintrenses com Marco Almeida”. Os visados têm 10 dias para responder aos inquéritos de averiguação.

Numa carta enviada ao actor e autor Guilherme Leite (anexa), a Comissão Federativa de Jurisdição da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) explica que os processos foram solicitados pelo secretário coordenador da secção de Sintra, Paulo Jorge Duarte Marques, que alega que o “apoio expresso” a Marco Almeida foi "uma violação grave dos deveres do militante”, sobretudo porque o visado "não renunciou previamente à qualidade de militante".

O actor tornou o caso público através do Facebook, onde admite ter aderido ao PS "no dia em que Ferro Rodrigues perdeu as eleições", mas garante estar afastado desde 2006, por discordar da governação de José Sócrates. “Há mais de 7 anos que não vou a uma reunião, não pago quotas, e até deixei de receber correspondência, jornal, etc. Agora recebi esta carta... Ainda não consegui parar de rir”, escreve no perfil.

Marco Almeida, que antes das eleições era vice-presidente da Câmara de Sintra, eleito pelo PSD, decidiu avançar com uma lista independente após ser preterido pela distrital do partido, que impôs à concelhia o nome de Pedro Pinto, um dos vice-presidentes do PSD. Além dos independentes, a candidatura que ficou em segundo lugar nas autárquicas congregou apoios de militantes do PSD, CDS-PP e PS, partidos que durante a pré-campanha e campanha evitaram avançar com processos disciplinares, só o fazendo após as eleições, como já aconteceu no CDS-PP e no PSD.

Notícias relacionadas:
'PS abre processos disciplinares a militantes de Sintra que apoiaram outras candidaturas'
'Capucho fala em "tiro no pé" se PSD expulsar militantes'
'Sintra: CDS-PP expulsa militantes que concorreram contra partido'
'Concelhia envia lista ao PSD de militantes que concorreram contra o partido'

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.