segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Começou hoje a funcionar a torre de vigilância de 45 metros erguida no Cabo da Roca



Foram hoje ligadas as câmaras e o radar instalados na torre metálica de 45 metros construída pelo Ministério da Administração Interna ao lado do Farol do Cabo da Roca, no ponto mais ocidental do continente europeu. A estrutura faz parte dos 20 postos fixos do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da costa portuguesa (SIVICC), inaugurado hoje pelo ministro Miguel Macedo na Unidade de Controlo Costeiro da GNR.

A inauguração surge com dois anos de atraso, sobretudo devido ao “calvário” das “limitações ambientais e de servidão militar", lamentou o ministro. Uma das localizações polémicas é precisamente a torre instalada em Sintra, onde o assunto continua em debate na Câmara Municipal, que mantém que foi surpreendida com a construção da torre ao lado de farol, que tem apenas 22 metros, “num dos sítios paradigmáticos de Sintra”.

Basílio Horta: "Se não está licenciada, tem de ser demolida"

O assunto foi tema de discussão na última reunião de Câmara, com o lamento do vereador Pedro Ventura, da CDU, que disse ainda não ter resposta da UNESCO à queixa que enviou em Agosto. “É importante voltar a abordar esta questão, uma vez que o próprio Ministério do Ambiente disse que aquela construção não tinha sido autorizada, e que eventualmente se deveriam estudar alternativas”, apelou o vereador ao novo presidente da câmara.

Basílio Horta questiona se será necessário “incomodar a UNESCO” uma vez que a autarquia tem meios para actuar. “A torre está licenciada ou não? Se está licenciada o problema é sério, se não está, tem de ser demolida. O urbanismo vai verificar a situação, porque se não está legalizada tem de sair. Se está licenciada, é pena, porque é verdade que o Cabo da Rica não pode ser prejudicado por construções que estão ali a mais”, disse o autarca na reunião pública de 26 de Novembro. [notícia no Jornal de Notícias, no PÚBLICO, na RTP e na TVI24]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Notícias relacionadas:
Terminada torre de radar com mais do dobro da altura do farol do Cabo da Roca
CDU denuncia à UNESCO a torre de 45 metros erguida no Cabo da Roca
CDU vai alertar Comissão Europeia e UNESCO para torre no Cabo da Roca
MAI está a construir torre de 45 metros ao lado do farol do Cabo da Roca
Torre de vigilância costeira terá mais do dobro da altura do farol do Cabo da Roca
Projecto para torre de 45 metros no Cabo da Roca surpreende Câmara de Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.