sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sábado: Museu do Ar recebe a segunda palestra 'Dakota Talk' sobre os aviões DC-3

O Museu do Ar, instalado na Base Aérea nº1, em Sintra, recebe no Sábado a segunda palestra sobre o avião "Dakota" (Douglas DC-3), que nas décadas de 1930 e 1940 revolucionou o transporte de passageiros. A iniciativa, organizada pelo Museu da TAP, pelo Museu do Ar e pelo Vintage Aero Club, com o apoio da Câmara de Sintra, tem lugar pelas 15h e é de entrada gratuita. A palestra contará com a participação de antigos funcionários da Direcção Geral da Aviação Civil (DGAC), como Lima da Silva, Álvaro Costa, Vitor Silva e Jorge Simões, e será moderada pelo Comandante Carlos Tomaz, da TAP, que é também responsável pela equipa de voluntários que está a restaurar o DC-3 que existe no Museu do Ar.

Segundo o Vintage Aero Club, o DC-3 da TAP exposto em Sintra, é na verdade uma aeronave ex-DGAC, de matrícula CS-DGA, construído em 1943, na fábrica de Long Beach. "Enquanto ao serviço da USAAF [Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos], participou nas operações militares da 2ª Guerra Mundial entre 1944 e 1945, foi vendido como excedente de guerra em 1946, primeiro para a Irlanda e finalmente para Israel, onde foi adquirido para voar para a DGAC, em 1963. A sua vida operacional terminou 29 Junho de 1979 e em 1987 foi oficialmente oferecido à TAP, mas nunca voou nas linhas da TAP", explica o clube que está a colaborar restauro.

"Enquanto espólio da TAP, foram-lhes aplicados vários tratamentos estéticos, principalmente ao nível do exterior, tendo o seu interior degradado significativamente ao longo dos anos. A pintura aplicada representa o CS-TDA, primeiro DC-3 matriculado nos TAP", acrescenta o Vintage Aero Club. O restauro "foi proposto por um conjunto de pessoas interessadas e voluntárias, dentro e fora da TAP, para que [o avião bimotor] volte a apresentar a excelência que a companhia representava, aquando da inauguração das suas operações, em 1946." [ver evolução dos trabalhos] [Fontes: Câmara de Sintra e Vintage Aero Club]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.