sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Aniversário da Marquesa de Cadaval assinalado hoje com recital e antestreia de documentário

O nascimento de Olga Maria Nicolis di Robilant, Marquesa de Cadaval, a 17 de Janeiro de 1900, é assinalado hoje em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, com a apresentação de um curto recital pela pianista Olga Prats, seguido da estreia de um documentário biográfico realizado por João Santa-Clara.

O filme documenta a vida da Marquesa em Turim, cidade natal, as casas em Veneza, Lisboa, a sua amada Sintra, a Quinta da Piedade, Muge, entre outros lugares. "Marquesa de Cadaval – Vida de Cultura" pretende "divulgar a personalidade multifacetada de Dona Olga Maria Nicolis di Robilant Álvares Pereira de Melo, genuína cidadã europeia cuja vida foi síntese feliz da riquíssima herança dos saberes recebidos e da prodigalização de atitudes culturais em que deixou marcas do mais sofisticado gosto e sensibilidade."

"O vídeo conta com a participação de figuras da cultura portuguesa e internacional, de familiares e amigos que testemunham como o seu contacto com a Marquesa foi importante não só para elas próprias como para tantos artistas, músicos do mais alto gabarito, a nível mundial, que beneficiaram do seu apoio e de um mecenato exemplarmente desinteressado. É naquele contexto de cordial informalidade que, entre outros, marcamos encontro com Maria Germana Tânger, Nella Maissa, Olga Prats, Jorge Sampaio, João Paes, Luís Santos Ferro ou Luís Pereira Leal, Maria Barroso, Daniel Barenboim, Stephan Bishop-Kovacevitch ou Nelson Freire", explicam os autores João Pereira Bastos e João Cachado.

O documentário partiu de uma investigação documental que privilegiou a consulta de hemerotecas e de um arquivo familiar muito rico, e contou com o alto patrocínio da Câmara de Sintra e com o apoio da RTP 2, que exibirá o filme de 56 minutos no próximo sábado, dia 18, pelas 21h. Hoje, pelas 21h30, a entrada no Auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval é gratuita, mas requer o levantamento de convite (máximo 2 por pessoa) na bilheteira. [Fonte: Centro Cultural Olga Cadaval]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.