domingo, 9 de fevereiro de 2014

Monumentos e acessos à serra de Sintra encerrados devido ao mau tempo

[Em actualização] A Protecção Civil encerrou preventivamente os acessos à serra de Sintra cerca das 17h15 devido à previsão de ventos fortes para o final da tarde e à queda de cerca de uma dúzia de árvores registada já até às 17h30, mas sem danos, avança a autarquia. A Parques de Sintra também antecipou o encerramento dos jardins e palácios sob sua gestão. [Fonte: Câmara de Sintra] [notícia no DN, no JN e no SOL]

[18h22] Há pelo menos um autocarro de passageiros retido na serra devido à queda de uma árvore, mas não há registo de feridos. A Protecção Civil já está a tentar desimpedir a via afectada.

[18h47] Afinal, foram dois os autocarros bloqueados e duas as árvores caídas sobre a via, que entretanto já foi desbloqueada pela Protecção Civil.

[19h30] Uma estação meteorológica instalada em Queluz mediu há pouco uma rajada de vento com 91 km/h [94 km/h logo a seguir]. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa que o vento irá "soprar forte a muito forte no litoral e terras altas com rajadas da ordem dos 130 km/h".

[20h00] Marginal da Praia Grande, em Colares, encerrada preventivamente até ao final da manhã de segunda-feira. Queluz registou há momentos uma rajada de vento de 96 km/h.

[20h57] Árvore caída na saída do IC19 para Rio de Mouro, sentido Lisboa/Sintra. Protecção Civil vai intervir no local. Nas redes sociais há também registo da queda de uma árvore em Lourel, com danos numa viatura.

[21h19] A Junta de Freguesia de Rio de Mouro informa que a árvore tombada no acesso do IC19 para Rio de Mouro já foi removida. E chama a atenção para os caixotes do lixo na Av. Padre Alberto Neto e Av. Maria Lamas, na Serra das Minas, que já foram recolocados, mas podem voltar a ocupar a faixa de rodagem.

[21h45] A Rádio Ocidente avança que algumas zonas do concelho a registar cortes de electricidade devido aos fortes ventos, mas que os piquetes estão a conseguir repor a situação na maior parte dos locais.

[23h40] A Capitania do Porto de Cascais recorda que o pico do mau tempo deverá ocorrer pelas 6h de segunda-feira, conforme esta previsão:


[23h48] A Junta de Freguesia de Rio de Mouro apela aos automobilistas que tenham o máximo cuidado ao circular, porque há várias artérias da freguesia ocupadas com contentores: Rua do Alecrim, Rua das Margaridas, Av. Maria Lamas entre outras. A situação para já normalizada na Av. Padre Alberto Neto, mas ainda há árvores caídas na Estrada Marquês de Pombal, na Rua das Murtas, entre outras.

Notícias relacionadas:
Câmara de Sintra reforça alerta para mau tempo previsto para as próximas horas
Protecção Civil alerta para "situação de tempo severo" até segunda-feira

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.