sábado, 8 de fevereiro de 2014

Protecção Civil alerta para "situação de tempo severo" até segunda-feira



A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a partir das 12h de amanhã o território continental deverá ser afectado por uma depressão com forte actividade, cujos efeitos se farão sentir até às 12h de segunda-feira, com "precipitação forte a partir do final do dia, com especial incidência nas regiões do litoral durante a madrugada; vento a soprar forte a muito forte no litoral e terras altas com rajadas da ordem dos 130 km/h, podendo haver condições para a formação de fenómenos extremos mais localizados; agitação marítima muito forte com ondas a atingir 10 m de altura significativa em toda a costa ocidental, não sendo de excluir picos de ondulação mais elevados."

Neste cenário, a Capitania do Porto de Cascais reforça que se mantém o Aviso Vermelho para a agitação marítima, com a previsão de ondas de noroeste com 7 a 8 metros até às 21h de hoje, e de noroeste com 8 a 10 metros, entre as 21h de Domingo e as 15h de segunda-feira. Já entre as 21h de hoje e as 21h de amanhã o nível baixa para Aviso Laranja, ainda assim com ondas de noroeste com 5 a 7 metros, o mesmo cenário previsto para o período entre as 15h e as 21h de segunda-feira.

Quanto ao vento, entre as 15h de domingo e as 6h de segunda-feira estará em vigor o Aviso Laranja, devido à previsão de vento do quadrante oeste com rajadas da ordem dos 110 km/h, sendo da ordem dos 130 km/h nas terras altas (entre as 15h de Domingo e as 6h de segunda-feira. O nível baixa para Amarelo entre as 9h e as 15h de amanhã, com vento do quadrante sul com rajadas da ordem dos 90 km/h, sendo da ordem dos 110 km/h nas terras altas; e entre as 6h e as 12h de segunda-feira, com vento de noroeste com rajadas da ordem dos 90 km/h, sendo da ordem dos 110 km/h nas terras altas. A nível de precipitação, o aviso é Amarelo entre as 12h e as 18h de domingo, com períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, podendo ser acompanhados de trovoada. [Fonte: Capitania do Porto de Cascais]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.