domingo, 30 de março de 2014

Linha de Eléctrico de Sintra faz hoje 110 anos


© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Passam hoje 110 anos da abertura do primeiro troço da linha do eléctrico de Sintra, que em 31 de Março de 1904 passou a ligar a Vila Velha a São Sebastião de Colares, numa extensão de 8900 metros. O restante troço até à Praia das Maças, com mais 3875 metros, só foi aberto uns meses depois, a 10 de Julho desse ano, embora a ideia de ligar Sintra ao litoral tenha tido início quase duas décadas antes, em 1886.

Para assinalar a efeméride, decorrem ao longo do ano um conjunto de iniciativas, incluindo uma exposição documental no Arquivo Histórico, no Palácio Valenças, que termina amanhã, dia 31 de Março. Entretanto, quem quiser usufruir de uma viagem no eléctrico, poderá fazê-lo apenas de sexta a domingo, em apenas três horários, pelo menos enquanto não estiver disponível o horário de Verão, e com partida da Vila Alda – Casa do Eléctrico de Sintra, inaugurada em 2008, na Estefânia. [Fontes: Câmara de Sintra, Sintra Romântica e TransPOR]



Notícias relacionadas:
'Eléctrico de Sintra comemora 110 anos'
História do Eléctrico de Sintra em exposição no Palácio Valenças até final de Março

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.