quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mercado da Praia das Maçãs recebe I Festival do Mexilhão



A Junta de Freguesia de Colares, com o apoio da Câmara de Sintra e do Clube Recreativo da Praia das Maçãs, promove a 18 e 19 de Abril o primeiro Festival do Mexilhão, um certame de gastronomia que terá lugar no renovado Mercado da Praia das Maçãs, a partir das 16h de sexta-feira, dia 18, com entrada gratuita.

A apanha lúdica deste bivalve é uma tradição no litoral de Sintra e de outros municípios na Sexta-Feira Santa, mas as autoridades alertam que há limites legais e cuidados a ter para a preservação da espécie. Em Cascais, por exemplo, Polícia Marítima e técnicos municipais estarão no dia 18 nos locais habituais de apanha para recordar "que cada pessoa só pode apanhar, por dia, três quilos", um limite imposto pela portaria n.º 14/2014, do Ministério da Agricultura, que aumentou em um quilo a quantidade diária que pode ser apanhada no regime de apanha lúdica, que não requer licença, nem permite o uso de utensílios ou artes de pesca.

"Devem apenas ser apanhados mexilhões com cinco ou mais centímetros de comprimento de concha. Desta forma garante-se que são capturados apenas os bivalves adultos, deixando que os jovens se desenvolvam e garantam a reprodução da espécie. No caso dos perceves, o limite para a apanha lúdica é de dois quilos por pessoa/dia", explica a autarquia. Não se conhece ainda qualquer iniciativa de sensibilização em Sintra. [Fontes: Câmara de Cascais, Clube Recreativo da Praia das Maçãs e Junta de Freguesia de Colares]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.