quinta-feira, 29 de maio de 2014

Câmara antecipa-se à Quercus e anuncia quatro praias com “Qualidade de Ouro” em 2014



À semelhança do ano passado, apenas quatro das cinco zonas balneares do concelho contarão este ano com o galardão de “praia com qualidade de ouro”, uma distinção que a associação ambientalista Quercus só irá anunciar no fim de semana, mas que a Câmara de Sintra já divulgou. As distinguidas são as praias da Adraga, Grande, São Julião e Magoito, que tiveram sempre qualidade de água classificada como boa entre 2006 e 2009, e classificada como excelente a partir de 2010.

A praia das Maçãs ficou de fora porque na época balnear de 2011 obteve apenas a classificação de boa, abaixo do nível excelente, necessário para a classificação. Este galardão da Quercus é atribuído exclusivamente tendo em conta os dados da qualidade da água disponibilizados pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Em Sintra, a época balnear tem lugar de 15 de Junho a 15 de Setembro, e também à semelhança do Verão anterior, das cinco zonas balneares identificadas como praias de banhos pelos Ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional, na Portaria 101-A/2014, três têm uso condicionado devido à instabilidade das arribas: Adraga, Magoito e S. Julião. Esta classificação permite a aplicação de coimas aos banhistas que desobedeçam à sinalética de perigo de desmoronamento, sobretudo em zonas que sejam consideradas interditas. [ver comunicado da Câmara de Sintra]

© Luís Galrão/Tudo sobre Sintra

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.