segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Culto religioso ou culto de personalidade?

A pergunta impõe-se perante a única foto da procissão de ontem na Praia das Maças enviada pela Câmara de Sintra para as redacções.


© CMS

Comunicado da autarquia: "A procissão da Nossa Senhora da Praia levou no passado domingo, 31 de agosto, milhares de pessoas às ruas e ao areal da praia das Maças.

Após a missa celebrada na capelinha às 16h00, iniciou-se a procissão até à praia, sendo transportados os andores com as imagens de Nossa Senhora da Praia, Nossa Senhora dos Mares (Azenhas do Mar), Nossa Senhora do Carmo (Padroeira dos Surfistas da Praia das Maçãs), S. Marçal Padroeiro dos Bombeiros Voluntários, o Menino Jesus, a Nossa Senhora de Fátima, São José, Sagrado Coração de Jesus e Santo António de Lisboa.

A procissão que contou com a presença do presidente da câmara, Basílio Horta, foi aberta por seis elementos a cavalo da GNR e contou com a presença da Banda Filarmónica do Mucifal e dos Bombeiros Voluntários de Colares.

A Procissão que leva Nossa Senhora ao mar iniciou-se em 1896 na sequência da construção de uma Ermida em sua honra por Alfredo Keil, inspirado pela lenda segundo a qual, teria sido encontrada uma imagem de Nossa Senhora junto às rochas da Praia das Maçãs." [ver fotorreportagem no blogue Rio das Maças e vídeo do Vitalino Cara D'Anjo] [notícia na Rádio Ocidente]

[Actualização] No comunicado publicado na página da autarquia são divulgadas mais duas fotos da iniciativa.

Notícia relacionada:
Procissão de Nossa Senhora da Praia regressa à Praia das Maçãs no próximo domingo

1 comentário:

  1. A Nossa Senhora da Praia esta' com um vestido mais atrevido que de costume.As outrs Nossas Senhoras tambem vao muito estivais , de manga a cava e calcoes.Talvez no proximo ano as vejamos de fato de banho.Sempre vao para a praia, que raio!...

    ResponderEliminar

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.