segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Lançada petição contra a construção da “Cidade da Sonae” junto ao IC19



Mais de 765 pessoas já subscreveram a petição contra a “Cidade da Sonae”, um projecto de urbanização para uma zona de 70 hectares junto ao início do IC19 (atrás do edifício da Impala), que está em consulta pública até dia 12 de Dezembro e que os subscritores dizem ter “um impacto paisagístico negativo e irreversível no enquadramento da Serra de Sintra”.

Segundo o texto da petição, o projecto irá degradar a paisagem “porque o terreno em questão se encontra no sopé da Serra e é necessário preservar e melhorar, integrando zonas com mato mediterrânico para que a transição para a zona florestal seja orgânica e harmoniosa.”

O Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN) prevê também um novo hipermercado que, segundo os subscritores, “irá ameaçar a viabilidade das inúmeras grandes superfícies já existentes nas proximidades e o já muito debilitado comércio local das vilas do concelho”.

São também apontadas preocupações sobre os eventuais efeitos de congestionamento no IC19, devido ao “aumento significativo do tráfego e consequentemente a longos períodos de espera em horas de ponta, a ruído e a poluição, levando à degradação ambiental e paisagística de uma zona crítica.”

E é criticada a intenção de construção do parque temático "Sintra dos Pequeninos". "As nossas crianças, os jovens, os adultos, os seniores e os turistas não precisam de jardins com miniaturas dos monumentos de Sintra, mas sim que lhes seja deixado um legado de qualidade ambiental e paisagística primando pela preservação do património construído e pela regeneração e preservação da Natureza", lê-se no documento dirigido aos presidentes da Câmara de Sintra e da Agência Portuguesa do Ambiente. [ver petição e documentos em consulta pública]

Notícia relacionada:
União das Freguesias de Sintra debate quarta-feira o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte
"Cidade da Sonae" junto ao início do IC19 em consulta pública até dia 12/12
'Sintra dos Pequeninos será uma das atrações da nova minicidade'

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.