quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Paisagem Cultural de Sintra assinala 19.º aniversário da elevação a Património Mundial

Assinala-se no próximo sábado, dia 6, o 19.º aniversário da elevação da Paisagem Cultural de Sintra a Património Mundial, com um programa que inclui música, uma exposição de fotografia e o lançamento do segundo número da revista Tritão, que incluirá "um e-Book inédito sobre a Igreja Paroquial de São Martinho de Sintra."

Na Estefânia, a partir das 15h30, a Avenida Heliodoro Salgado será palco da exposição de fotografia "Viva o conto de fadas de Sintra", de Taylor Moore, "em que os visitantes fazem uma viagem histórica e mágica por Sintra" através de um conjunto de 48 imagens "captadas por este mestre da fotografia".

Haverá também um concerto comemorativo com o Ensemble Barroco de Sintra, que apresentará um programa dedicado à música barroca portuguesa e italiana, interpretando obras de Vivaldi, Albinoni, Corelli e árias de óperas de Francisco António de Almeida, João Cordeiro da Silva e Jerónimo Francisco de Lima. O concerto gratuito terá lugar na Casa dos Penedos, às 21h30. [Fonte: Câmara de Sintra]

Em 1992, a UNESCO alargou as categorias do Património Mundial e criou a de “Paisagem Cultural”. Sintra foi a primeira Paisagem Cultural na Europa, classificada no dia 6 de Dezembro de 1995, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial da UNESCO realizada em Berlim. [Fonte: Parques de Sintra] [página oficial da UNESCO]

Vídeo da UNESCO sobre a Paisagem Cultural de Sintra:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.