sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Petição junta 1600 assinaturas contra a “Cidade da Sonae” na Abrunheira Norte



[Actualizado] Um grupo de moradores de várias freguesias do concelho irá entregar hoje, pelas 15h, no Espaço do Cidadão de Sintra, mais algumas dezenas de requerimentos e assinaturas contra a aprovação do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN), também conhecido por "Cidade da Sonae”, cujo prazo de discussão pública termina hoje. A petição online e em papel já foi entregue ontem, com cerca de 1600 assinaturas, assim como um primeiro conjunto de 24 requerimentos, nos quais é pedida a diminuição substancial das áreas de construção permitidas num terreno de 70,5 hectares junto ao nó do IC19 com a A16.

“O conjunto de construção nova proposta no plano é excessiva e terá um impacto muito negativo no local e no enquadramento da Serra de Sintra. Em particular a construção designada em planta de implantação por A3, com área máxima de construção acima da cota de soleira de 37751 m2 e 9 metros de cércea, cujo uso dominante é de comércio/serviços, terá um impacto paisagístico negativo e irreversível no enquadramento da Serra de Sintra”, lê-se no modelo de requerimento disponibilizado através do Facebook.

Os subscritores consideram que “a Linha de Sintra se encontra sobrecarregada de construção” e que “a criação de mais estabelecimentos comerciais não é a estratégia adequada às necessidades dos munícipes”. Entre outras preocupações, receiam que o futuro empreendimento venha a prejudicar o comércio local “já muito debilitado” e a congestionar aquela zona do IC19. Na sessão de esclarecimento promovida no dia 3 na Abrunheira, alguns moradores e o presidente da União das Freguesias de Sintra pediram o prolongamento da discussão pública, bem como a realização de uma sessão semelhante em Sintra, mas a Câmara de Sintra ainda não deu resposta.

Notícias relacionadas:
Câmara não esclarece se prolonga a discussão pública da ‘Cidade da Sonae’
'Moradores e autarcas querem mais tempo para discutir nova área comercial'
CDU alerta que a "Cidade da Sonae" vai "criar um monstro" e entupir o IC19
Câmara promove sessão de esclarecimento sobre o PPAN
Deputados municipais alertam para impactos negativos da “Cidade da Sonae”
Plano de Pormenor da Abrunheira Norte preocupa moradores e alguns autarcas
Conheça a proposta da câmara para o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.