sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Protecção Civil alerta para mau tempo no fim de semana: Lisboa sob três avisos amarelos



A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta a população para as eventuais consequências das condições meteorológicas adversas previstas para os próximos dias, com precipitação, vento forte, queda de neve e agitação marítima. As previsões incluem a queda de neve e vento com rajadas até 90 km/h nas terras altas (norte e centro).

Para o distrito de Lisboa, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem em vigor três avisos amarelos: agitação marítima, devido a ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo temporariamente para 4 metros desde o fim da tarde do dia 12 e a manha do dia 13 (vigora entre as 17h de hoje e as 18h de domingo); vento, com rajadas da ordem de 70 km/h, em especial no litoral, entre as 3h da próxima madrugada e as 15h de sábado; e precipitação, devido a períodos de chuva forte, passando a aguaceiros, entre as 6h e as 12h de amanhã.

Neste cenário, a ANPC aconselha os cidadãos a acompanhar as previsões do IPMA e a adoptar comportamentos preventivos, como a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais; a adopção e uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo; a fixação adequada de estruturas soltas como andaimes e outras estruturas suspensas; e o cuidado especial na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas mais vulneráveis a inundações rápidas, entre outras. [notícia no Jornal i, no PÚBLICO, na Rádio Renascença e na RTP]

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.