domingo, 30 de novembro de 2014

Corrida do Centenário da Aviação Militar juntou 1200 atletas na Base Aérea de Sintra



A Base Aérea de Sintra acolheu ontem a 'I Corrida do Centenário da Aviação Militar', uma iniciativa que juntou cerca de 1200 participantes na corrida de 10Km e na marcha de 5km. Paralelamente, o "Melhor Museu do Ano 2013" em Portugal, o Museu do Ar, teve as portas abertas para todos os atletas e acompanhantes e a Banda de Música da Força Aérea animou o local, referem os promotores (ver foto-galeria). [Fonte: FAP]


Fotos © Força Aérea Portuguesa

Notícias relacionadas:
'Iª Corrida do Centenário da Aviação Militar'
Base Aérea de Sintra será palco da I Corrida do Centenário da Aviação Militar

'«Cabo da Roca. Onde a terra se acaba e o mar começa» em livro e disco lançados hoje'

No Jornal i (via Lusa): "Duzentas e três fotografias a preto e branco compõem o livro "Cabo da Roca. Onde a terra se acaba e o mar começa", a apresentar no sábado, com o disco "Mares interiores", do contrabaixista Zé Eduardo, em Colares, Sintra. Com 13 capítulos, todos com títulos que remetem para indicações de tempos musicais - como Adagio, Grave, Presto, Sostenuto -, a obra é composta por imagens captadas entre 2010 e 2014, pelo fotógrafo Carlos Pinto, impressas agora em duotone, resultando num trabalho monocromático, disse o autor à agência Lusa." [notícia integral]

sábado, 29 de novembro de 2014

Espectáculo de marionetas "O Rei Vai Nu" estreia hoje na Casa de Teatro de Sintra



O Fio d’Azeite - Grupo de Marionetas do Chão de Oliva estreia hoje, na Casa de Teatro de Sintra, o espectáculo "O Rei Vai Nu", a partir do conto infantil de Hans Christian Andersen. A adaptação e encenação é de Nuno Correia Pinto e João de Melo Alvim, os actores manipuladores são Nuno Correia Pinto e Sandra Nunes, e as marionetas são de Jorge Cerqueira. O espectáculo estará em cena até dia 21 de Dezembro, aos sábados e domingos, pelas 16h, e bilhetes custam entre 2,5 (grupos de mais de 10 pessoas) e 5 euros (bilhete normal). Mais informações aqui.

Hockey Club de Sintra "sem capacidade financeira" para recuperar danos de derrocada



A direcção do Hockey Club de Sintra assume que não tem condições para reconstruir o muro que ruiu no dia 20 na parte de trás do pavilhão de Monte Santos, e avança que ainda não recebeu qualquer notificação da Câmara de Sintra. “Não podemos tomar grandes decisões porque continuamos à espera de ser notificados, mas o clube não tem capacidade financeira para fazer as obras”, explica Francisco José Leitão.

Mau tempo provoca danos na Praia das Maçãs


Foto: Bar Loureiro

A Praia das Maçãs voltou a sofrer estragos devido ao mau tempo, desta vez na rampa de acesso ao areal, que aluiu devido à erosão provocada pelas chuvas intensas dos últimos dias, como revelam estas imagens partilhadas no Facebook. Os danos ocorrem poucos meses depois das reparações efectuadas pela Câmara de Sintra no mesmo local, na sequência dos efeitos da forte agitação marítima do início do ano.

Notícias relacionadas:
Estragos do mau tempo nas praias de Sintra reparados até 23 de Maio
Ondas voltam a provocar estragos na Praia Grande e Praia das Maçãs

'Identificados três suspeitos por furto de peças em prata'

N'A Bola: "O Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, através da 1.ª Divisão Policial procedeu à apreensão, no dia de ontem, de 315 peças em prata suspeitas de serem objeto de um furto ocorrido no concelho de Sintra, há cerca de duas semanas." [notícia integral]

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jornal de Sintra - 28 de Novembro

A última edição do Jornal de Sintra destaca que o projecto da 'Cidade da Sonae', na Abrunheira, actualmente em consulta pública, está a preocupar moradores e alguns autarcas.

Entre outros temas, o jornal destaca também a aprovação do orçamento municipal para 2015, o mais baixo dos últimos 15 anos; as justificações da Câmara de Sintra para o atraso na recuperação do Hotel Netto; o anúncio da criação do Gabinete do Património da Humanidade; e a II Gala da Juventude Operária de Monte Abraão. [edição em PDF]

'Internos da Amadora recusam fazer mais de 12 horas de urgência'

No Diário de Notícias: "Os internos da especialidade de medicina interna do Hospital Amadora-Sintra recusam fazer mais do que 12 horas de urgência por semana a partir de dia 1 (segunda-feira). Segundo uma carta que enviaram à administração, não só não vão cumprir a deliberação do hospital, que prevê que entrem às 08.00 na urgência durante a época de inverno, como admitem deixar de fazer as 17 horas que até aqui cumpriam, limitando-se a fazer o que está no contrato. Referem que está em risco a formação enquanto médicos, o aumento de tempo de espera para consulta e no tempo de internamento. A medida será reavaliada "quando a ordem for reavaliada", dizem." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
'Hospital Amadora-Sintra quer contratar sete médicos no imediato'
'Chefes da Urgência do hospital Amadora-Sintra demitiram-se'

Câmara promove sessão de esclarecimento sobre o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte

A Câmara Municipal de Sintra promove na próxima quarta-feira, dia 3, uma sessão pública de esclarecimento sobre o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN), que terá lugar pelas 20h, na Escola Básica da Abrunheira (Rua Carlos Paião, nº 12).

O documento está em consulta pública até dia 12 de Dezembro através da Internet e na Divisão de Planeamento e Projectos Estratégicos (DPPE) da Direcção Municipal do Ambiente, Planeamento e Gestão do Território (DM-APG), informa a autarquia em comunicado.


Notícias relacionadas:
Deputados municipais alertam para impactos negativos da “Cidade da Sonae”
Plano de Pormenor da Abrunheira Norte preocupa moradores e alguns autarcas
Conheça a proposta da câmara para o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte
Investimento previsto na “Cidade da Sonae” é de apenas 12,5% do anunciado

Sábado há 'aula de zumba solidária' a favor da União para a Protecção dos Animais

[Actualizado] A União para a Protecção dos Animais (UPPA) promove amanhã uma 'aula de zumba solidária' no Ginásio Champions Forever, no Cacém, sob orientação da instrutora Sara Vitória. A participação custa 3,5 euros e as receitas revertem integralmente para apoio aos  70 animais acolhidos no albergue de Sintra.

"A UPPA tem tido muitas despesas veterinárias e estão sempre a surgir novos casos de patudos que precisam de mais cuidados. Temos muitos parceiros que nos ajudam sempre, sendo compreensivos, fazendo alguns descontos, mas haverá sempre contas para pagar e a UPPA gosta de honrar os seus compromissos", explicam os promotores.

[Actualização] A UPPA informa que "devido a um imprevisto" foi necessário mudar o local da aula para a Tapada das Mercês, no ESTUDIO RUBYDANCE (Av. Aristides Sousa Mendes, n.º 18 B), à mesma hora.

Câmara promove "inquérito à população" no âmbito da revisão do Plano Director Municipal



A Câmara de Sintra lançou um "inquérito à população" para perceber qual a percepção dos munícipes sobre os "pontos positivos do município e os aspectos que devem ser melhorados" no âmbito da revisão do Plano Director Municipal (PDM) e da respectiva Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). O formulário pode ser preenchido até ao dia 31 de Dezembro através da Internet ou entregue em papel nas juntas de freguesia ou postos do Gabinete de Atendimento ao Munícipe (será distribuído na factura dos SMAS).

"O inquérito é anónimo, mas inclui informação essencial sobre a localidade, de forma a permitir a análise territorial das respostas (incidências territoriais). Uma vez co-responsáveis pela criação de um município mais desenvolvido, mais ecológico e socialmente mais integrado, a participação activa de cada um é fundamental. Por isso, estão a ser criadas várias formas de participação pública, para que todos os munícipes ou entidades possam participar activamente com propostas e sugestões para que possam ser discutidas as propostas do PDM", afirma a autarquia.

Começa hoje o "I Festival da Nova Poesia"

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra acolhe de sexta a Domingo o "I Festival da Nova Poesia", uma iniciativa que contará com nomes como Rodrigo Leão, André Gago, Rogério Samora, Sandra Celas e Alexandre Cortez. O programa inclui música, vídeo-poemas, recitais, slammers, colectivos poéticos, debates, workshops e actividades para crianças. O passe para os 3 dias no MU.SA custa 3,50 euros, enquanto que a 'Noite dos Performers', no sábado, às 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, custa 5 euros.

Notícia relacionada:
Sintra vai acolher o "I Festival da Nova Poesia"

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

'Hospital Amadora-Sintra quer contratar sete médicos no imediato'

Na Antena 1 (via RTP): "A administração do Hospital exige luz verde do Ministério das Finanças para a contratação imediata de pelo menos 7 médicos. Ao todo, o Hospital aguarda autorização para admitir 12 médicos. Fonte do Hospital adianta à Antena 1 que o Amadora- Sintra está a insistir junto do Ministério da Saúde para conseguir o aval de imediato para sete médicos." [notícia integral]

Notícia relacionada:
'Chefes da Urgência do hospital Amadora-Sintra demitiram-se'

Sábado: Teatro Duas Senas estreia "BOX - Uma Caixa para a Liberdade" no Cacém

O Teatro Duas Senas estreia no sábado, dia 29, a sua segunda produção, "BOX - Uma Caixa para a Liberdade". O espectáculo é inspirado na história verídica de Henry "Box" Brown, "um homem que, no sul dos EUA no século XIX, nasceu escravo e que, de forma engenhosa, conseguiu escapar à escravatura". A dramaturgia é de Tiago Patrício, a direcção artística de Pedro Alves e o projecto é tutoreado pelo Departamento de Pedagogia e Animação do teatromosca.

A peça para maiores de 6 anos pode ser vista no sábado às 16h e no domingo, dia 30, às 11h, no Auditório Municipal António Silva, no Cacém. Os bilhetes custam 5 euros e a receita reverte na íntegra para os elementos do grupo de Teatro Duas Senas, constituído exclusivamente por pessoas portadoras de deficiência. [Fontes: teatromosca e Duas Senas] [ver evento no Facebook]

Protecção Civil coloca Sintra em "alerta laranja" entre as 21h e as 6h da madrugada


Actualização das 15h11 © IPMA

[Actualizado] A Protecção Civil de Sintra emitiu um "alerta laranja" com efeitos entre as 21h de hoje e as 6h de amanhã, dia 28, "devido às previsões que apontam para períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte e persistente." A medida surge na sequência do aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o distrito de Lisboa, cujo intervalo foi actualizado a meio da tarde para o período entre as 20h e as 3h da madrugada, mantendo-se o aviso amarelo para o vento entre as 21h e as 6h, devido à previsão de rajadas na ordem dos 80 km.

Câmara ameaça retirar direito de superfície ao Hockey Club de Sintra após derrocada de muro



A câmara vai notificar o Hockey Club de Sintra a fazer obras de recuperação do muro e da encosta que desabaram devido ao mau tempo, e ameaça retirar o direito de superfície do terreno municipal onde o clube está instalado, caso a intervenção não seja realizada. O aviso foi feito pelo presidente Basílio Horta na assembleia municipal de terça-feira, mas ainda não foi comunicado ao clube que tem sede no pavilhão de Monte Santos, inaugurado em 1994 num terreno cedido pela autarquia.

'Saiba quem vai dirigir o Fundo de Apoio Municipal'

No Jornal de Negócios: "Miguel Almeida, ex-director municipal de Finanças da câmara de Sintra nos três mandatos de Fernando Seara, é o presidente da Direcção Executiva do Fundo de Apoio Municipal (FAM). O anúncio foi feito esta tarde pelo Governo. Esta estrutura terá ainda Carla Ribeiro e Manuel Moreira Claro como vogais. A escolha destes três nomes foi feita por unanimidade pela Comissão de Acompanhamento do Fundo, composta por duas pessoas indicadas pelo Governo e uma indicada pela Associação Nacional de Municípios." [notícia integral] [notícia no PÚBLICO]

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

'Chefes da Urgência do hospital Amadora-Sintra demitiram-se'

No Expresso: "Os chefes e os subchefes da Urgência Geral do Hospital Fernando da Fonseca, vulgo Amadora-Sintra, decidiram esta terça-feira abandonar funções. A demissão coletiva dos cerca de 16 médicos com tarefas administrativas acrescidas foi expressa numa missiva enviada à administração do hospital, depois de terem sido informados de que os horários de trabalho seriam alargados." [notícia integral] [notícia no Sapo e na TVI24]

Chuva intensa provoca pequenas inundações em Agualva-Cacém e complica trânsito



[Actualizado] A chuva intensa da última hora provocou algumas inundações em Agualva-Cacém e complicou o trânsito em algumas ruas da cidade. No Pátio João de Deus, na baixa do Cacém, algumas garagens e o rés-do-chão de um prédio estiveram parcialmente inundados, como já aconteceu noutros Invernos.

'Inspecção-Geral das Actividades em Saúde abriu inquérito ao Amadora-Sintra'

No Jornal i: "O Ministério da Saúde confirmou hoje que a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) instaurou um inquérito para averiguar denúncias relacionadas com a actividade da urgência do Amadora-Sintra, nomeadamente a disponibilidade radiologistas no período nocturno – que entretanto terá sido resolvida – mas também o facto de os equipamentos estarem obsoletos. Está igualmente a ser averiguada a denúncia de que um médico terá sido confrontado por um administrador do hospital se seria mais barato amputar ou colocar uma prótese a um doente." [notícia integral]

Notícias relacionadas:
'Amadora-Sintra nega caso denunciado à Ordem dos Médicos'
'Administrador de hospital quis saber se era mais barato amputar perna ou pôr prótese'
'Amadora-Sintra dispensa único radiologista de intervenção do hospital'

Jornal da Região - 26 de Novembro

A edição desta semana do Jornal da Região destaca que a Câmara de Sintra está a estudar a instalação de um centro municipal de serviços nas antigas instalações da Messa, em Mem Martins, e que a Quinta da Fidalga, em Agualva, vai acolher o Conservatório de Música de Sintra. [edição em PDF]

Mercado de Queluz reabre hoje após obras de emergência por "falta de condições de higiene"

A União das Freguesias de Queluz e Belas informa que reabre hoje o Mercado de Queluz, após obras de emergência realizadas na sequência de uma inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), no dia 11, que detectou "falta de condições de higiene".


Notícias relacionadas:
'Mercado de Queluz reabre sábado após resolução de problemas apontados pela ASAE'
Mercado de Queluz encerrado temporariamente após visita da ASAE

Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para mau tempo até sexta-feira


Fonte: www.ipma.pt

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu hoje vários avisos para o distrito de Lisboa, bem como para o resto do país, devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima. O aviso amarelo para a precipitação estará em vigor entre as 12h de hoje e as 9h de amanhã, quinta-feira, devido a "períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada", e entre as 21h de amanhã e as 6h de sexta-feira, com "períodos de chuva forte".

Para o vento, o aviso amarelo vigorará entre as 18h de amanhã e as 3h da manhã de sexta.feira, devido a "vento forte do quadrante sul com rajadas da ordem dos 70 km/h", enquanto que para a agitação marítima, o aviso abrange o período entre as 12h e as 20h de sexta-feira, com previsão de ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros (clique na imagem para ampliar). [Fonte: IPMA] [ver notícia no Correio da Manhã, no Diário Digital e no Jornal de Notícias]

'Novo Banco ficou com nove shoppings do BES. E estão todos à venda'

No Dinheiro Vivo: "O Novo Banco quer acelerar a venda dos centros comerciais que foram entregues ao BES por falta de pagamento de empréstimos. No total, são já nove imóveis destes, nomeadamente, o Campera, no Carregado; o Beloura Shopping, em Sintra; o Leiria Retail Park, o Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira; o Lago Discount, em Vila Nova de Famalicão; o Trindade Domus, no Porto; o Acqua Roma, em Lisboa, o Évora Shopping e ainda o Grijó Outlet, em Vila Nova de Gaia." [notícia integral] [notícia no Idealista.ptl]

Sexta-feira há "Baile de Gala Solidário" em Monte Abraão

A União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão promove na sexta-feira, dia 28, o 1.º Baile de Gala Solidário, iniciativa que terá lugar pelas 21h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Fé, em Monte Abraão. "Os participantes, vestidos com traje formal, devem doar à entrada um bem alimentar não perecível (azeite, enlatados, leite, cereais) que reverterá a favor da Mercearia Solidária, projecto que apoia as famílias carenciadas da freguesia", explicam os promotores.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Deputados municipais alertam para eventuais impactos negativos da “Cidade da Sonae”

[Actualizado] O Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN), actualmente em consulta pública, foi um dos temas levantados no período antes da ordem do dia da assembleia municipal de quinta-feira, com o deputado Rui Castelhano, do PSD, a não tomar ainda posição sobre o projecto, mas a alertar para eventuais problemas. “Tendo em conta algum histórico de planos mal feitos em Sintra, é importante olhar com atenção para as acessibilidades previstas e para a gestão dos impactos ambientais inerentes”, disse.

'Pena suspensa de três anos e meio para ex-autarca de Rio de Mouro'

No Diário Digital (via Lusa): "O ex-presidente da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, concelho de Sintra, Filipe Santos (PSD), foi hoje condenado pelo Tribunal de Lisboa Oeste a três anos e meio de prisão, com pena suspensa, pelo crime de peculato qualificado. A sentença do processo por recebimento indevido de verbas públicas determinou, ainda, que Filipe Santos terá de pagar uma multa de 500 euros e devolver à Junta de Freguesia de Rio de Mouro 29 mil euros." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Expresso, no Jornal de Notícias e no PÚBLICO]

Notícia relacionada:
'Ex-autarcas de Rio de Mouro, Sintra, conhecem sentença por acusação de peculato'

Orçamento municipal "realista" para 2015 é o mais baixo dos últimos 15 anos



O orçamento municipal para 2015 não ultrapassa os 150 milhões, menos 2 milhões que o deste ano e o valor mais baixo desde o ano 2000, quando atingiu o mesmo montante. “É um orçamento pequeno, talvez o mais pequeno de sempre, pelo menos não tenho memória nos últimos oito anos de um orçamento tão curto, mas é realista, baseado na receita prevista e sem qualquer empréstimo a empolar as receitas, como nos anteriores”, justificou a vereadora Piedade Mendes, responsável pelo pelouro das finanças (áudio anexo - clique no triângulo branco para ouvir).

O documento e as Grandes Opções do Plano (GOP) foram aprovados por maioria na Assembleia Municipal de quinta-feira, apenas com a abstenção do movimento Sintrenses com Marco Almeida e do Bloco de Esquerda, mas ainda não estão disponíveis na página da Câmara de Sintra. Saiba mais na próxima edição do Jornal de Sintra. [ver Orçamento para 2015]



Ver apresentação (link alternativo):


Notícia relacionada:
Orçamento municipal para 2015 mantém tendência de descida e iguala o de há 15 anos

'Ex-autarcas de Rio de Mouro, Sintra, conhecem sentença por acusação de peculato'

No Observador (via Lusa): "Os oito arguidos estão acusados de terem recebido, nos mandatos de 2005/2009 e 2009/2013, verbas por ajudas de custo, subsídio de transporte, pagamento de refeições, de combustível e de portagens e ainda prendas de Natal adquiridas pela autarquia local, no montante total de cerca de 68 mil euros. A acusação do Ministério Público resultou de uma ação da Inspeção Geral da Administração Local (IGAL), que teve início em junho de 2010." [notícia integral] [notícia no Notícias ao Minuto]

Notícia relacionada:
'Tribunal quer alterar factos da acusação a ex-autarcas de Rio de Mouro'

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

'7 em 10 comboios parados devido à greve de revisores da CP'

No Diário de Notícias (via Lusa): "A greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), parou sete em cada dez comboios previstos para o dia de hoje, de acordo com fonte oficial da CP - Comboios de Portugal. Até às 16:00, dos 888 comboios programados, foram realizados 255, adiantou à Lusa fonte oficial da empresa, o que significa que o nível de serviço foi superior ao previsto pelos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral (25%)." [notícia integral] [notícia no Jornal i e no SOL]

Notícias relacionadas:
'CP: principais bilheteiras encerradas devido à greve'
'Greve da CP deixa linhas ferroviárias sem comboios'

Aviso: interrupção do abastecimento de água em algumas ruas de Albarraque na quarta-feira

Devido a ligações à rede de abastecimento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, será interrompido o fornecimento de água no dia 26 de Novembro, quarta-feira, entre as 09h e as 12h, afectando as seguintes ruas de Albarraque. na Freguesia de Rio de Mouro: Rua do Ferrador; Rua Horta da Cêra; Rua Quinta da Azenha de Cima. [Fonte: SMAS]

'CP: principais bilheteiras encerradas devido à greve'

Na TVI24: "As principais bilheteiras dos Comboios de Portugal estão encerradas esta segunda-feira devido à greve dos seus revisores e trabalhadores, disse à Lusa fonte do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante, adiantando que apenas os serviços mínimos estão a funcionar. «As bilheteiras na zona norte estão todas encerradas, assim como as principais bilheteiras no resto do país», disse à Lusa António Lemos, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante. O dirigente sindical adiantou que na zona norte do país só há comboios de serviço mínimo e que só se efetuaram três comboios urbanos para a linha do Douro e Minho, «até ao momento». De acordo com o sindicalista, na Linha de Sintra só partiu um comboio." [notícia integral] [notícia no Jornal de Negócios, no PÚBLICO e na Rádio Renascença]

Escola Secundária Ferreira Dias promove "Semana da Ciência & Tecnologia 2014"

Começa hoje na Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Cacém, a "Semana da Ciência & Tecnologia 2014", uma iniciativa que irá prolongar-se até dia 5 de Dezembro. O programa inclui diversas palestras com especialistas de várias áreas, oriundos de instituições de ensino universitário e de empresas, a par de exposições em vários espaços da escola.

'Greve da CP deixa linhas ferroviárias sem comboios'

Na TVI24 (via Lusa): "As linhas ferroviárias de Sintra e Cascais (distrito de Lisboa) estão sem comboios desde das 21:38 e registam-se perturbações na circulação a partir do Porto, por causa da greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP. A greve está prevista para segunda-feira, mas os efeitos já se fizeram sentir este domingo, segundo disseram à Lusa dois dirigentes do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI)." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Diário de Notícias e na TSF]

Notícia relacionada:
Conheça os serviços mínimos previstos para a Linha de Sintra durante a greve de amanhã

domingo, 23 de novembro de 2014

Rodoviária que opera em Cascais, Oeiras e Sintra em greve no Natal e início do ano

No Correio da Manhã (via Lusa): "Os trabalhadores da transportadora rodoviária Scotturb, que opera nos concelhos de Cascais, Oeiras e Sintra decidiram fazer greve a 24 e 25 de dezembro e 1 de janeiro para exigir aumentos dos salários e melhores condições laborais. A decisão resultou de uma reunião de plenário de trabalhadores, que decorreu no sábado à noite, para agendar novos protestos contra o "desrespeito da empresa para com os funcionários", disse à agência Lusa Luís Venâncio, da Federação de Sindicato de Transportes e Comunicações (Fectrans)." [notícia integral] [notícia no Notícias ao Minuto]

Conheça os serviços mínimos previstos para a Linha de Sintra durante a greve de amanhã

Os efeitos da greve convocada para amanhã na CP vão afectar os serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional e Urbanos já a partir da noite de hoje, alerta a CP. Para amanhã, o Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social definiu estes serviços mínimos para os serviços Urbanos de Lisboa (incluem as linhas de Cascais e do Sado).

Notícia relacionada:
'Greve dos revisores da CP pode causar perturbações a partir de domingo à noite'

Assembleia Municipal de Sintra reúne na terça-feira em sessão extraordinária



Afinal, sempre haverá Assembleia Municipal de Sintra no dia 25, terça-feira, mas será uma sessão extraordinária e não a segunda parte da sessão ordinária realizada no dia 20, como chegou a ser divulgado. A assembleia terá lugar, como é habitual, pelas 19h30, no Palácio Valenças, com esta extensa ordem de trabalhos. Os munícipes que queiram intervir no período aberto ao público deverão inscrever-se até 48 horas antes através dos contactos indicados no edital.

'Miriam operada à perna no Natal'

No Correio da Manhã: "Miriam Aleixo, com 4 anos, teve alta na sexta-feira do Miami Children’s Hospital, após ser submetida a uma primeira cirurgia à perna direita. A menina, residente no Cacém (Sintra), tem uma segunda cirurgia marcada para dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Até lá, a família tem de obter cerca de 50 mil euros para conseguir pagar a segunda operação e consequentes tratamentos e consultas." [notícia integral]

Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins volta a ter página na Internet

A Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins já tem uma nova página na Internet, em http://jfamm.pt, endereço que estava inacessível desde o Verão. "Queremos que este seja mais um espaço de contacto entre os serviços desta freguesia e os seus cidadãos, onde pretendemos dar a conhecer e acompanhar as muitas actividades das associações, colectividades e, claro, da nossa Junta", explica o presidente Valter Januário. Entre as novidades está o formulário "A minha rua", através do qual "os cidadãos poderão informar/denunciar irregularidades que identifiquem no espaço público".

sábado, 22 de novembro de 2014

EDP alerta para a interrupção do fornecimento energia em algumas ruas de Rio de Mouro

Algumas ruas da freguesia de Rio de Mouro estarão amanhã, entre as 8h30 e as 13h30, sem fornecimento de energia eléctrica, avisa a EDP. A interrupção afectará a seguinte zona: Alameda do Relógio, Estrada Marques de Pombal, Rua Canavial, Rua Pousada, Rua Reserva Botânica e Rua Alecrim. A empresa alerta que "por motivos de segurança e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão", e acrescenta que os trabalhos poder-se-ão prolongar até às 15 horas. [Fontes: Câmara de Sintra e EDP]

Hoje: Carlos Mendes comemora 50 anos de carreira com concerto em Sintra

O cantor Carlos Mendes comemora hoje em Sintra os 50 anos de carreira, num concerto intimista que terá lugar às 21h30 no Centro Cultural Olga Cadaval. "Num espectáculo a solo, ao piano, Carlos Mendes convida à partilha sincera de uma vida cheias de histórias, de risos e celebrações que marcaram, inevitavelmente, a história da música portuguesa". Os bilhetes custam 10 euros. [Fonte: Centro Cultural Olga Cadaval]

ARdeCORO, Sons da terra e Dona Elvira actuam hoje à noite no Salão de Galamares

A Alagamares-Associação Cultural e o Grupo Desportivo e Cultural de Galamares promovem hoje um evento artístico no Salão de Galamares, com a participação do grupo coral ARdeCORO, do grupo de música tradicional portuguesa Sons da Terra, da Rinchoa, e do grupo de pop/rock Dona Elvira. "O evento tem a finalidade de dar a conhecer ao grande público e à comunidade o dito recinto, e colocar o mesmo na rota dos recintos vivos e dinâmicos, apto a receber música, dança, festas, workshops, festas de aniversário, teatro, dança, etc.", explicam os promotores. A iniciativa de entrada livre terá início às 21h30. [mais informações aqui]

'Greve dos revisores da CP pode causar perturbações a partir de domingo à noite'

No Expresso (via Lusa): "A greve dos revisores e trabalhadores das bilheteiras, convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), vai causar perturbações em todos os serviços da CP na segunda-feira, podendo os efeitos da paralisação começar no domingo à noite. Num aviso aos passageiros na página da Internet, a CP informa que, por motivo de greve convocada por diversas organizações sindicais, preveem-se perturbações nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Regional, InterRegional e Urbanos na segunda-feira." [notícia integral] [notícia no Diário Digital, no Jornal i e no PÚBLICO]

'Iª Corrida do Centenário da Aviação Militar'

No Jornal i: "No ano em que se inicia as comemorações do Centenário da Aviação Militar, os amantes do desporto ao ar livre são convidados a participarem na 1ª Corrida do Centenário, a realizar no dia 29 de Novembro, pelas 15h15, em Sintra. Uma oportunidade única para correr numa pista de aviação militar junto às aeronaves que formam os pilotos." [notícia integral]

Notícia relacionada:
Base Aérea de Sintra será palco da I Corrida do Centenário da Aviação Militar

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

'Derrocada de muro em Sintra fecha estrada para Almoçageme'

No Correio da Manhã: "A estrada entre o Penedo e Almoçageme, no concelho de Sintra, está cortada à circulação devido à queda de um muro, na quinta-feira, confirmou esta sexta-feira fonte da Câmara Municipal. O corte verifica-se no local onde, entre janeiro e agosto, a circulação esteve também interrompida, devido ao risco da queda da estrutura de suporte de terras de uma quinta." [notícia integral] [notícia no Jornal da Região, no PÚBLICO e na TVI24] [ver fotogaleria no Notícias de Colares]

Vídeo na SIC Notícias:


Notícias relacionadas:
'Estrada reabriu no Penedo após reparação de muro que ameaçava derrocada'
'Proprietária avança com obras em muro para reabrir estrada no Penedo, em Sintra'

'Reclusos descontentes com alterações na Carregueira'

No Correio da Manhã (via Lusa): "Vários reclusos do Estabelecimento Prisional da Carregueira, no concelho de Sintra, Lisboa, denunciaram esta sexta-feira à agência Lusa que foram informados pela direção da cadeia de que a atual regra dos telefonemas diários autorizados - com um total de cinco minutos, mas admitindo mais do que um contacto - vai ser alterada a partir da próxima semana, passando a chamada de cinco minutos a ser possível para um só número." [notícia integral]

Câmara diz que maioria dos moradores pode regressar aos prédios evacuados no Cacém

A Câmara de Sintra avançou ao início da tarde que a maior parte dos moradores da Rua São Tomé e Príncipe, no Cacém, já pode regressar em segurança às suas habitações. 22 famílias foram evacuadas ontem à noite devido ao risco de desabamento de um muro de 12 metros, que veio de facto a ruir durante a madrugada.

"Examinado o estado dos edifícios atingidos pela derrocada na passada noite, conclui-se que os mesmos não foram afectados na sua estrutura, pelo que podem regressar a casa todos os inquilinos desalojados com a excepção dos que habitam no R/C e 1º andar de um dos edifícios (nº 12) e R/C e cave do edifício nº10".

No mesmo comunicado a autarquia assegura que "no mais curto período de tempo vão iniciar-se os trabalhos de limpeza do local, seguindo-se o estudo das obras de estrutura a efectuar no muro de suporte, respectiva calendarização e cálculo do custo da intervenção." [notícia no Jornal de Notícias, no Jornal da Região, na Rádio Renascença e na SIC Notícias]

Notícias relacionadas:
Moradores alertaram em 2011 para o muro que ruiu durante a noite no Cacém
'Muro que obrigou ao realojamento de 22 famílias no Cacém encostado a um dos prédios'

Moradores alertaram em 2011 para o muro de 12 metros que ruiu durante a noite no Cacém



[Actualizado] Os moradores da Rua São Tomé e Príncipe, no Cacém, dizem ter alertado em 2011 para o risco de queda do muro que ruiu esta madrugada para cima de três prédios, e que levou à evacuação de 22 famílias. A informação foi confirmada pelo presidente da câmara, Basílio Horta, segundo o qual a Polícia Municipal terá notificado o proprietário para fazer obras, o que não se verificou.

União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra promove Orçamento Participativo para 2015

A União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra no sábado uma sessão de apresentação e esclarecimento sobre o Orçamento Participativo para 2015. A iniciativa terá lugar pelas 18h no Centro Lúdico das Lopas.

Notícia relacionada:
União de Freguesias lança orçamento participativo para Agualva e Mira Sintra

'Muro que obrigou ao realojamento de 22 famílias no Cacém encostado a um dos prédios'

Na RTP (via Lusa): "O muro que obrigou, na noite de quinta-feira, ao realojamento temporário de 22 famílias no Cacém "está parcialmente" encostado a um dos prédios que foram evacuados pelos bombeiros, disse hoje à agência Lusa fonte da polícia. "Parte do muro está encostado a um dos edifícios ao nível do terceiro andar", explicou a fonte ao salientar que a zona está vedada e que no local estão elementos da Polícia de Segurança Pública e da Proteção Civil." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Jornal i e na Visão] [fotos na TVI24]

Vídeos na RTP:




Notícias relacionadas:
Chuva provoca desabamento de terras em Sintra e ameaça fazer ruir um muro no Cacém
'Três edifícios evacuados no Cacém por risco de queda de muro'

Chuva provoca desabamento de terras em Sintra e ameaça fazer ruir um muro no Cacém


O número 12 da Rua S. Tomé e Príncipe é um dos edifícios evacuados no Cacém. © Google Maps

Mais de duas dezenas de famílias foram esta noite desalojadas de três prédios do Cacém devido ao risco de derrocada de um muro nas traseiras da Rua São Tomé e Príncipe. Fonte da Protecção Civil, citada pela agência Lusa, avança que oito famílias foram acolhidas temporariamente no Centro de Emergência da Idanha, em Belas, enquanto as restantes encontraram alojamento em casa de familiares.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

'Três edifícios evacuados no Cacém por risco de queda de muro'

No Jornal de Notícias (via Lusa): "Os bombeiros evacuaram três edifícios de quatro andares na Rua São Tomé e Príncipe, no Cacém, concelho de Sintra, por risco de queda de um muro. De acordo com fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, os residentes foram retirados dos edifícios cerca das 20.16 horas "por precaução", enquanto a situação está a ser avaliada por técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Sintra." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Jornal da Região, no Observador, no PÚBLICO, na Rádio Renascença, na SIC Notícias e na TVI24]

'Amadora-Sintra nega caso denunciado à Ordem dos Médicos'

Na TVI24: "Num encontro com jornalistas, em Lisboa, o bastonário da OM, José Manuel Silva, disse que um médico do hospital Fernando Fonseca entregou uma participação escrita à Ordem na qual relatava que um membro da administração da unidade hospitalar lhe tinha perguntado qual o procedimento que sairia mais barato: amputar uma perna ou colocar uma prótese num determinado doente. O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) garantiu, esta quinta-feira, que sempre procurou prestar os melhores cuidados aos doentes, negando que alguma vez tivesse discutido o preço entre uma prótese e uma amputação." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã]

Notícias relacionadas:
'Administrador de hospital quis saber se era mais barato amputar perna ou pôr prótese'
'Amadora-Sintra dispensa único radiologista de intervenção do hospital'

'Administrador de hospital quis saber se era mais barato amputar perna ou pôr prótese'

No Observador (via Lusa): "Um elemento da administração do hospital Amadora-Sintra questionou um médico sobre qual o procedimento mais barato entre a amputação e colocação de uma prótese para salvar a perna a um doente. Num encontro com jornalistas hoje em Lisboa, o bastonário José Manuel Silva adiantou que a carta que recebeu com esta denúncia já foi enviada para a Inspeção-geral das Atividades em Saúde e para a Provedoria de Justiça." [notícia integral] [notícia no Expresso, no Jornal de Notícias e no Jornal da Região]

'Amadora-Sintra dispensa único radiologista de intervenção do hospital'

Na RTP (via Lusa): "O hospital Amadora-Sintra ficou sem radiologia de intervenção porque o único médico especialista foi dispensado e acabou por emigrar, uma situação que está a preocupar a Ordem dos Médicos. Segundo relatou o bastonário da Ordem num encontro com jornalistas para apresentar o XVII Congresso Nacional de Medicina, o médico estava há alguns anos numa situação contratual indefinida, tendo acabado por ser dispensado." [notícia integral] [notícia do Destak]

Sábado há Torneio de Goalball no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra

A associação Olhar Activo de Sintra promove no próximo sábado, dia 22, o seu III Torneio de Goalball, uma modalidade praticada por pessoas com deficiência visual. A iniciativa terá lugar no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra e juntará algumas das melhores equipas nacionais, bem como associações locais com os seus produtos e trabalhos, informa a Olhar Activo. [evento no Facebook]

José Cid traz "Voz e Piano" a Sintra

O auditório Jorge Sampaio do Centro Cultural Olga Cadaval acolhe amanhã, dia 21, a tour "Voz&Piano" do cantor José Cid. O espectáculo intimista terá lugar às 22h e os bilhetes custam entre 10 e 15 euros. [mais informações]

Orquestra Ligeira da Sociedade Recreativa Musical de Almoçageme celebra 23.º aniversário

A Orquestra Ligeira da Sociedade Recreativa Musical de Almoçageme comemora o seu 23.º aniversário no dia 6 de Dezembro, com um jantar-concerto e noite de fados. As inscrições custam 17,5 euros (15 para sócios, 10 para crianças entre os 6 e os 12). [ver evento no Facebook]

Dia 20 de Dezembro há "II São Silvestre BTT" no Bairro da Tabaqueira

A Associação de Recreio e Cultura do Bairro da Tabaqueira promove dia 20 de Dezembro a prova "II São Silvestre BTT", com cerca de 25 quilómetros e dificuldade média/muito baixa. As inscrições custam 15 euros (12 para sócios) até dia 30 de Novembro (valores acrescidos de mais 5 euros entre 1 e 15 de Dezembro). Mais informações e inscrições aqui.

Campanha "Florestar Portugal" chega no sábado aos jardins de Agualva e Mira Sintra

A Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra promove no próximo sábado, dia 22, uma acção de replantação de árvores nos jardins da cidade, no âmbito da campanha nacional "Florestar Portugal". A iniciativa contará com a parceria dos grupos de escuteiros de Agualva e Mira Sintra e terá início às 9h no Parque Linear da Ribeira das Jardas.

Notícia relacionada:
Campanha "Florestar Portugal 2014" dedica iniciativa ao Santuário da Peninha no dia 23

'PS Oeiras acusa presidente da câmara de «imaturidade»' no processo do SATU

No Correio da Manhã (via Lusa): "O PS de Oeiras acusou esta quarta-feira o presidente da câmara de "imaturidade" e de "falta de visão" por ter anunciado que iria contestar o despacho do Governo que extinguiu o metro urbano de superfície do concelho. O presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas (Movimento Independente Isaltino Oeiras Mais À Frente), prometeu, na reunião de assembleia municipal de segunda-feira, refutar o despacho proferido pelo Ministério das Finanças, que extinguiu o SATU (Sistema Automático de Transporte Urbano), incluindo investimentos para aquele transporte no orçamento municipal do próximo ano. (...) A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, determinou a 29 de agosto a extinção da empresa municipal SATU Oeiras, responsável pelo projeto da ligação ferroviária, por monocarril, entre Paço de Arcos e o Cacém, no concelho de Sintra." [notícia integral]

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

'Curtas-metragens regressam a Sintra em Fevereiro'

No Diário Digital: "De 12 e 15 de Fevereiro de 2015 o Centro Olga Cadaval, em Sintra, vai receber a 5ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra. Esta edição, a mais ambiciosa de sempre, segundo os directores José Chaíça e Michel Simeão, assinala a maior mudança no paradigma da programação do Festival. Além das habituais secções de competição nacional e internacional, o Festival vai contar com uma nova secção competitiva a pensar no público infantil, intitulada Mini Córtex." [notícia integral]

Notícia relacionada:
Abertas inscrições para a 5ª edição do Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra

Fecham hoje as inscrições para o 2º Encontro Municipal de Juventude de Sintra

Termina hoje o prazo para a inscrição (gratuita) no 2º Encontro Municipal de Juventude de Sintra, que terá lugar na Praia Grande nos dias 22 e 23 de Novembro. A iniciativa da Rede de Participação Juvenil de Sintra terá um formato residencial e destina-se a jovens, associações juvenis, grupos informais e trabalhadores sócio-educativos. Mais informações em http://rpjsintra.dinamo.pt. [notícia na Saloia.tv]

Notícia relacionada:
Praia Grande acolhe 2º Encontro Municipal de Juventude de Sintra a 22 e 23 de Novembro

Plano de Pormenor da Abrunheira Norte preocupa moradores e alguns autarcas


Conheça as críticas e as preocupações dos munícipes que intervieram na sessão extraordinária da assembleia de freguesia da União das Freguesias de Sintra de dia 12, dedicada a debater o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN):

Jornal da Região - 19 de Novembro

A edição desta semana do Jornal da Região destaca "as boas práticas educativas" em algumas escolas do concelho, bem como a petição lançada contra o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte, que está em consulta pública até dia 12 de Dezembro. [edição em PDF]

Notícia relacionada:
Conheça a proposta da Câmara de Sintra para o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte

Alagamares quer os carros da Parques de Sintra fora do terreiro do Palácio da Vila


© Alagamares

A Alagamares defende o fim do estacionamento ilegal de viaturas da Parques de Sintra – Monte da Lua (PSML) no terreiro do Palácio Nacional de Sintra. Numa missiva enviada à empresa pública, a direcção desta associação cultural defende que “em matéria de estacionamento, [a lei] não estatui qualquer excepção ou privilégio à PSML”, pelo que a empresa que gere aquele monumento nacional desde 2012 deve cumprir o Código da Estrada.

'Conservatório de Música de Sintra vai instalar-se na Quinta da Fidalga'

No Notícias ao Minuto (via Lusa): "A Quinta da Fidalga, em Agualva, vai acolher o Conservatório de Música de Sintra, no âmbito de um projeto para criação de uma orquestra em cada agrupamento de escolas do concelho, segundo um protocolo aprovado [ontem] pela autarquia. "A Quinta da Fidalga já tem destino: vai ser o conservatório de música do concelho de Sintra", anunciou o presidente da autarquia, Basílio Horta (PS), na reunião do executivo municipal em que apresentou o protocolo para a cedência de parte do direito de superfície do espaço." [notícia integral] [notícia no Jornal da Região]

Notícias relacionadas:
Câmara anuncia "incubadora de emprego" e novo centro de saúde em Agualva
'Conservatório de Música de Sintra vai ter novo edifício em 2017'
'Conservatório de Música de Sintra procura fundos para construir novo edifício'

terça-feira, 18 de novembro de 2014

'Mercado de Queluz reabre sábado após resolução de problemas apontados pela ASAE'

No Jornal da Região (via Lusa): "O mercado de Queluz deve reabrir no sábado, após “obras de emergência”, na sequência de uma inspeção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), informou fonte da Câmara Municipal de Sintra. “As obras só devem ficar concluídas na sexta-feira, dia em que se deve realizar a vistoria da ASAE”, afirmou o vereador das Atividades Económicas e Mercados na Câmara de Sintra, Pedro Ventura (CDU)." [notícia integral]

Notícia relacionada:
Mercado de Queluz encerrado temporariamente até terça-feira após visita da ASAE

'Oeiras promete refutar despacho das Finanças sobre extinção do SATU'

No Dinheiro Digital (via Lusa): "O presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, prometeu hoje refutar o despacho proferido pelo Ministério das Finanças sobre a extinção do metro urbano de superfície do concelho, SATU, e incluiu investimentos no próximo orçamento municipal. O autarca respondia a uma questão colocada pela deputada do PS Alda Gomes, na discussão do orçamento municipal para 2015, em reunião de assembleia municipal, que considerou ser um «tesourinho deprimente» o investimento de cem mil euros previsto na extensão do SATU ao Cacém, em Sintra." [notícia integral] [notícia no Jornal da Região]

Notícias relacionadas:
'Ministra das Finanças acabou com o sonho ferroviário de Isaltino Morais'
'Aprovada extensão de SATU até ao Cacém'

Aviso: interrupção do abastecimento de água na zona de S. João das Lampas na quarta-feira



Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra informam que devido a uma intervenção na câmara de manobras do Reservatório de Arneiro dos Marinheiros, será interrompido o fornecimento de água no dia 19 de Novembro, quarta-feira, entre as 9h e as 13h, afectando as seguintes localidades da União das Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem (clique na imagem para ampliar): Arneiro dos Marinheiros, A-dos-Eis, Casal da Junqueira/Fachada (Estrada Principal (da Estrada da Pernigem até à Av. Moinhos do Arneiro), Bolembre (Estrada de Santa Maria (da Av. Moinhos do Arneiro até à Rua Central); Rua do M.T.B.A.; Rua e Travessa das Felpudas; Rua da Carreirinha; Rua da Milharada; Estrada da Monservia - da Rua da Carreirinha até à Av. Moinhos do Arneiro). [Fonte: SMAS]

'Seis anos de prisão por abuso sexual da própria filha'

No Diário Digital (via Lusa): "O Tribunal da comarca de Lisboa Oeste (Sintra) condenou um homem numa pena de seis anos de prisão, pela prática do crime de abuso sexual da própria filha, anunciou hoje a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL). De acordo com uma nota publicada na página da internet da PGDL, o coletivo da Instância Criminal de Sintra condenou, por acórdão de 13 de novembro, o arguido por abuso sexual da filha, menor de 7 anos, em cúmulo jurídico a "seis anos de prisão" e nas penas acessórias de expulsão do país (por cinco anos) e de inibição do exercício do poder paternal (durante 10 anos)." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Jornal de Notícias e no SOL]

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Câmara promove 'workshop' sobre a revisão do Plano Director Municipal de Sintra

[Actualizado] A Câmara de Sintra promove na quarta-feira, dia 19, um "workshop no âmbito da revisão do Plano Director Municipal (PDM) e da respectiva Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)". A iniciativa terá lugar no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, a partir das 9h, e pretende "criar e promover uma sessão de discussão entre os agentes relevantes do concelho para obter percepções sobre as problemáticas e potencialidades que deverão traduzir prioridades num desenvolvimento sustentável do município." No texto de divulgação, a autarquia não informou nem esclareceu ainda se a sessão será pública, mas fonte do gabinete de comunicação disse ao Tudo sobre Sintra que a participação é gratuita, mediante inscrição por email para gpdm@cm-sintra.pt. [Fonte: Câmara de Sintra]

Assembleia Municipal reúne na próxima quinta-feira para votar o orçamento de 2015

[Actualizado] Afinal, depois de agendada para dia 27 de Novembro e de antecipada para os dias 20 e 21 e posteriormente para os dias 20 e 25, a próxima sessão da Assembleia Municipal de Sintra terá lugar apenas no dia 20, pelo menos a avaliar pelo edital anexo e pela terceira versão da informação disponibilizada na página da Assembleia Municipal de Sintra (embora o texto do calendário continue a referir duas reuniões nos dias 20 e 25)...

Notícias relacionadas:
NOVA DATA: Assembleia Municipal de Sintra antecipada para os dias 20 e 25
Assembleia Municipal de dia 27 alterada para data a anunciar

domingo, 16 de novembro de 2014

Aviso: lavagem dos reservatórios da Serra de Casal de Cambra e de Maceira

Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 18 de Novembro, terça-feira, devido a trabalhos de limpeza e desinfecção no reservatório de Serra de Casal de Cambra, será suspenso o abastecimento de água entre as 00h10 e as 04h da madrugada, afectando a zona de Serra de Casal de Cambra. Na mesma madrugada, será efectuado procedimento idêntico no reservatório de Maceira, pelo que será suspenso o abastecimento de água entre as 04h e as 06h da madrugada, afectando esta localidade da antiga freguesia de Montelavar.

sábado, 15 de novembro de 2014

'Litoral de Sintra guarda vestígios de um convento islâmico e de um santuário romano'

No PÚBLICO (via Lusa): "Restos de um convento islâmico foram encontrados no litoral de Sintra, durante a escavação de vestígios de um santuário romano dedicado ao sol, à lua e ao oceano. A escavação, iniciada em Setembro, revelou algumas inscrições romanas e permitiu recolher outros fragmentos em pedra, que vão agora ser estudados no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO). As escavações realizadas desde 2008 revelaram, para além de vestígios islâmicos, aras (monumentos votivos, em forma de altar) romanas com inscrições em latim e em grego, agora conservados no museu da Câmara de Sintra." [notícia integral] [notícia no Correio da Manhã, no Diário de Notícias, no PÚBLICO e no Observador]

Hoje há "Mostra de Jogos Tradicionais e Magusto" em Queluz

[Actualizado] A Junta de Freguesia de Queluz e Belas promove hoje à tarde uma Mostra de Jogos Tradicionais e um magusto aberto à população. A iniciativa terá lugar entre as 14h30 e as 18h no Jardim Conde de Almeida Araújo, em Queluz, mas haverá um autocarro gratuito a partir de Belas [ver horário]. "A partir das 15h30 há magusto com castanhas, água-pé e outras surpresas", promete a autarquia, que conta com o apoio da Fundação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa.

Grupo de Teatro Sénior da ACTIS apresenta "Felizmente Há Luar" no Cacém

O Grupo de Teatro Sénior da ACTIS – Universidade Sénior de Sintra apresenta hoje, pelas 17h, o espectáculo de teatro “Felizmente há Luar”, de Luís Sttau Monteiro. A sessão gratuita terá lugar no Auditório Municipal António Silva, no Cacém.

"A história baseia-se na frustrada tentativa de uma revolta liberal no ano de 1817, cujo alegado (mas nunca confirmado) líder seria Gomes Freire de Andrade. A peça é uma oposição política ao regime então em vigor e um incentivo à revolta. Foi censurada posteriormente à sua publicação e proibida até 1974. Publicada em 1961, a obra foi aclamada pela crítica e levou o autor a consagrar-se como dramaturgo ao receber o Grande Prémio de Teatro da Associação Portuguesa de Escritores", recorda a autarquia, que apoia a iniciativa.

'Sintra vê 'O Rei vai Nu''

No Correio da Manhã: "A companhia Fio d’Azeite – Grupo de Marionetas do Chão de Oliva prepara-se para estrear, na Casa de Teatro de Sintra, no próximo dia 29 de novembro, ‘O Rei vai Nu’, adaptação do célebre conto infantil de Hans Christian Andersen que aqui conta com a direção artística conjunta de Nuno Correia Pinto e de João de Mello Alvim." [notícia integral]

'Luciana Abreu atua no Forum Sintra'

No Destak: "Imagine-se numa Ilha de Natal, com um ambiente mágico, na qual vivem o Pai Natal e os seus ajudantes, mas também o Gui. Essa ilha existe e tem Luciana Abreu como protagonista. Trata-se de um musical inspirado na História do Livro do Gui, que pode ser visto no Forum Sintra, todos os sábados, entre 15 de novembro e 6 de janeiro." [notícia integral]

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Jornal de Sintra - 14 de Novembro

A última edição do Jornal de Sintra destaca que a "câmara desiste de silo na Portela e retoma ideia do teleférico para a Pena". Segundo o semanário, a autarquia já não tenciona construir um silo de estacionamento na Portela de Sintra, onde irá apenas reordenar o actual parque junto ao edifício do urbanismo.

Paralelamente, deverá ser lançada brevemente a discussão em torno do antigo projecto de construção de um teleférico de acesso ao Palácio da Pena e ao Castelo dos Mouros, segundo anunciou a câmara na presidência aberta promovida no dia 7 na União de Freguesias de Sintra. [edição em PDF]

Notícias relacionadas:
'Câmara de Sintra quer retomar projeto de teleférico para a serra'
Câmara estuda construção de dois silos para parques de estacionamento

Casa da Língua Portuguesa inaugura amanhã a sede em Sintra



A Casa da Língua Portuguesa (CLIP) inaugura amanhã, em Sintra, a sua primeira sede, que inclui uma loja Celeiro Popular que já funcionava no n.º 3 do Largo Fernando Formigal de Morais. Esta associação cultural, apolítica e sem fins lucrativos foi fundada pela actriz Valéria Carvalho e pela produtora Denise Bernstein para "aproximar as comunidades através da arte, difundindo a língua portuguesa como um caminho para a evolução e a paz".

O programa (anexo) tem início às 10h e prolonga-se até ao final do dia com sessões de meditação, contos e poesia, 'art sessions' e a "sessão solene" de inauguração agendada para as 18h30. Antes, às 16h30, terá lugar a mesa redonda "A Arte Enquanto Forma de Transcender as Diferenças", com Ana Mesquita, Clara Andermatt, Filinto Silva, Francisco Nicholson, Helena Osório, Joaquim Arena, maestro Vitorino de Almeida, Miguel Seabra, Paula Oliveira, Ricardo Rezende, Tiago Torres da Silva e Valéria Carvalho, entre outros. Mais informações em http://casadalinguaportuguesa.org e no Facebook.

Conheça a proposta da Câmara de Sintra para o Plano de Pormenor da Abrunheira Norte



O Tudo sobre Sintra disponibiliza aqui a apresentação do Plano de Pormenor da Abrunheira Norte (PPAN) realizada no dia 12 pela directora municipal de ambiente, planeamento e gestão do território, Ana Queiroz do Vale, na assembleia extraordinária da União das Freguesias de Sintra.

O vídeo (clique no canto inferior direito para ver em ecrã inteiro)  inclui a sobreposição dos slides apresentados nas instalações da União Recreativa e Cultural da Abrunheira, cuja verão em formato PDF está disponível página da Câmara de Sintra, onde também está a restante documentação do PPAN em consulta pública até dia 12/12.

Notícias relacionadas:
Investimento previsto na “Cidade da Sonae” é de apenas 12,5% do anunciado
“Cidade da Sonae” só avança com um hipermercado de 35 mil m2
Lançada petição contra a construção da “Cidade da Sonae" junto ao IC19
União das Freguesias de Sintra debate Plano de Pormenor da Abrunheira Norte
"Cidade da Sonae" junto ao início do IC19 em consulta pública até dia 12 de Dezembro

Castelo dos Mouros iluminado hoje em tons de azul no Dia Mundial da Diabetes


© PSML/Arquivo

O Castelo dos Mouros estará hoje à noite iluminado de azul para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, informa a Parques de Sintra - Monte da Lua. Segundo a empresa, "foi nesta data que Frederick Banting e Charles Best descobriram a insulina, em 1921, daí a escolha da data para alertar para o tema". Esta é a segunda iniciativa em Sintra dedicada à diabetes, dado que durante a manhã já decorreu uma acção de sensibilização promovida por várias entidades numa "Operação STOP" diferente na rotunda do Ramalhão.

Notícia relacionada:
Da Mundial da Diabetes assinalado em Sintra com uma ‘Operação STOP’ no Ramalhão