quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Buscas pelos pescadores desaparecidos ao largo da Praia das Maçãs suspensas até amanhã


© FAP

Foram suspensas há minutos as buscas pelos cinco pescadores desaparecidos durante a madrugada ao largo da Praia das Maçãs. Segundo fonte da Capitania do Porto de Cascais, as operações serão retomadas às primeiras horas de amanhã, com meios a definir ainda pelas autoridades.

Entretanto, já chegaram à Praia das Maçãs os familiares dos pescadores da embarcação "Santa Maria dos Anjos", acompanhados pela presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e pela vereadora da Câmara da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado. “Estamos de luto, o momento é de dor”, disse à chegada a autarca de Vila do Conde, dado que as autoridades consideram improvável a hipótese de resgatarem vivos mais pescadores.

Até agora, o único sobrevivente é um luso-francês de 27 anos que conseguiu nadar até à costa, entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar, e pedir ajuda. Segundo a Marinha, as operações de busca e salvamento contaram com a Corveta Baptista de Andrade, um EH-101 da Força Aérea, e duas embarcações das estações salva-vidas de Cascais e Ericeira, que com a colaboração da embarcação de pesca "Fruto da União" efectuaram buscas junto de destroços entretanto encontrados em vários locais da costa.

No local estão também meios da Protecção Civil, nomeadamente cerca de três dezenas de elementos dos Bombeiros Voluntários de Colares e de Almoçageme, bem como psicólogos do INEM. Após ser observado no Hospital Amadora-Sintra, o sobrevivente foi também ouvido pelas autoridades e terá já regressado a casa. [notícia no Diário Digital, no JN, na SIC Notícias e na TSF] [ver fotos no blogue Rio das Maçãs]

Imagens aéreas das operações de busca, captadas por Francisco Rodrigues:


Notícias relacionadas:
'Governo assegura esforços para encontrar pescadores desaparecidos'
'Familiares dos pescadores partiram "com fé" para Sintra'
'Sobrevivente de naufrágio em Sintra "está confuso" e com "falhas de memória"'
'Buscas por terra, mar e ar para localizar pescadores desaparecidos'
'Pescadores da embarcação naufragada são de Vila do Conde e Póvoa de Varzim'
'Guarda noturno encontrou sobrevivente de naufrágio a pedir ajuda'
'Alargado perímetro de buscas por pescadores desaparecidos'
'Praia das Maçãs: Destroços de embarcação naufragada encontrados'
'Cinco pescadores desaparecidos ao largo de Sintra'

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.