quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Parques de Sintra investe 2,8 milhões em obras de recuperação do Palácio de Queluz



A Parques de Sintra - Monte da Lua anunciou o arranque das obras de recuperação do Palácio Nacional e Jardins de Queluz, num investimento global de cerca de 2,8 milhões de euros que pretende resolver os evidentes problemas de degradação. "O diagnóstico do estado de conservação do Palácio e Jardins, efectuado logo após a Parques de Sintra ter recebido a gestão do Palácio, no final de 2012, confirmou o elevado estado geral de degradação do conjunto, devido à carência quase total de investimentos", afirma a empresa.


© PSML/Wilson_Pereira

As intervenções incluem, no Palácio, a recuperação de fachadas, cantarias, vãos, coberturas, a revisão das infraestruturas de energia e comunicações, bem como a protecção contra descargas atmosféricas, o sistema de videovigilância, a ligação dos esgotos à rede pública e ainda a requalificação do piso térreo, inacabado desde a reconstrução após o incêndio de 1934, para a disponibilização de uma cafetaria, auditório e espaço de apoio para eventos.


© PSML/Wilson_Pereira

Nos jardins, as intervenções estão ainda sujeitas a apreciação por parte da Direcção-Geral do Património Cultural, mas os projectos previstos abrangem a recuperação do Jardim de Malta, a reconstituição do Jardim Botânico, e ainda a recuperação da Cascata, bosquetes e caminhos, a revisão e melhoria do sistema de águas (fontes, tanques e lagos, e rega) e novas plantações para proteger as vistas de quem se encontra no interior do Jardim.

Os trabalhos no Palácio deverão estar concluídos até ao verão, enquanto as intervenções nos jardins deverão ter início ainda este ano. Segundo a empresa, "os trabalhos não irão implicar a interrupção dos percursos de visita, pretendendo-se, pelo contrário, e de acordo com a política habitual de "Aberto para Obras", que os visitantes acompanhem o progresso das intervenções." No vídeo anexo, dois técnicos da Parques de Sintra explicam os objectivos das obras, cujos detalhes estão também disponíveis aqui.  [Fonte: PSML] [notícia no Diário Digital, no Green Savers, no Jornal da Região e no Notícias ao Minuto]

Notícias relacionadas:
Palácio Nacional de Queluz vai ser restaurado e pintado com a cor azul original
"Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação"
Parques de Sintra vai gerir Palácios de Sintra e Queluz e Escola Portuguesa de Arte Equestre

Sem comentários:

Publicar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.