quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Sintra sob aviso laranja para a agitação marítima e amarelo para a chuva e o vento


Imagem actualizada para a previsão das 12h07

[Actualizado] O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso laranja para a agitação marítima no distrito de Lisboa, devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 9 a 12 metros de altura máxima, entre as 13h de hoje e as 6h de sábado. O distrito está também sob aviso amarelo para a precipitação, com períodos de chuva por vezes forte entre as 14h e as 20h de hoje; e para o vento, devido à previsão de rajadas na ordem dos 70 km hora no litoral, entre as 15h e as 21h. A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), por seu lado, emitiu um aviso para "precipitação, vento forte, neve e agitação marítima".

Segundo a ANPC, para as próximas 24 horas estão previstos "aguaceiros localmente intensos (> 10mm/h ou 20 mm/3H) a progredir de Norte para Sul, com particular incidência no litoral a Norte do cabo Mondego; vento com intensidade até 50 km/h no litoral, temporariamente com rajadas de 90km/h à passagem da frente; possibilidade de queda de neve a cotas de 600-800 m, a afectar as serras do Gerês, Alvão, Montemuro, Montesinho, Marão, Estrela, com acumulação inferior a 5 cm; e ondulação forte nas costa ocidental, de NW, a variar entre os 4-6m especialmente a Norte do cabo Raso, a partir da tarde" (ver PDF).

A situação só deverá melhorar a partir da tarde de amanhã, pelo que as autoridades recomendam as habituais precauções devido à "eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano, inundações por transbordo de linhas de água, danos em estruturas montadas ou suspensas, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem ou acidentes na orla marítima", recorda a Câmara de Sintra.

A população deve igualmente estar atenta às informações da meteorologia e às indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança. Para mais informações e auxílio em situações de emergência, pode ser contactado o Serviço Municipal de Protecção Civil (219 105 880). [Fontes: ANPC, Câmara de Sintra e IPMA]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários devem observar as regras gerais de “netiqueta”. No âmbito da moderação em vigor, serão eliminadas mensagens ofensivas, difamatórias, xenófobas, pornográficas ou de cariz comercial.